Conectado por

Saúde

Oncologista ou Mastologista: Qual o melhor médico para diagnosticar e tratar o câncer de mama?


Compartilhe:

Publicado por

em

O câncer de mama atinge homens e mulheres de todas as idades, e pode até mesmo ser fatal se o diagnóstico for tardio. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, pelo menos 1% do total de casos de câncer de mama seja de homens, o que reforça ainda mais a necessidade de buscar ajuda médica para diagnóstico precoce. Mas será que o melhor médico para o câncer de mama é o oncologista ou mastologista? Continue lendo para descobrir.

Fazer a prevenção, diagnóstico e tratamentos do câncer de mama é necessário para diminuir os riscos da doença de se desenvolver em níveis mais agressivos. Porém, você deve saber qual profissional procurar na hora de investigar e prevenir o câncer de mama.

Veja a seguir se você deve visitar um oncologista ou mastologista para diagnosticar e tratar o câncer de mama!

Oncologista ou Mastologista: qual escolher para tratar o câncer de mama?

Sabe qual médico diagnostica e trata o câncer de mama é fundamental, pois quando descoberto precocemente, as chances de cura sobem para 95% além aumentar a chance de tratamentos menos agressivos.

Vejamos então, quais as diferenças entre cada profissional e principalmente, qual deles você deve procurar, caso suspeite que algo está errado com a mama, seja você homem ou mulher.

Mastologia

A mastologia é a área da medicina que cuida da saúde das mamas, fazendo o tratamento de todas as doenças que podem atingir os seios, incluindo o câncer de mama, por meio de processos e cirurgia.

Para se formar em mastologia, o médico precisa fazer residência entre 2 e 3 anos em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia, para depois se formar em mastologia.

Oncologista

Já a área da oncologia clínica estuda e trata todos os tipos de câncer, incluindo o de mama. Porém, o mais comum é que as mulheres visitem o mastologista como forma de prevenção com exames como a mamografia e acabem sendo tratadas pelo próprio profissional. Em outros casos, porém, é necessário a visita nos dois tipos de médicos para avaliar e tratar o quadro da doença.

Como é feito o tratamento do câncer de mama?

Para tratar o câncer de mama, o paciente precisa tratar vários aspectos físicos e mental, incluindo nutrição, psicologia e fisioterapia na maioria dos casos.

Como o câncer de mama na grande parte das vezes é identificado por meio de exames solicitados por ginecologistas, a paciente só visita um mastologista depois de ser encaminhada. Pode acontecer, também, de mulheres procurarem ajuda de um mastologista quando notam algo de diferente na mama.

Para que a doença seja diagnosticada corretamente, a mulher faz uma biópsia do nódulo suspeito para analisar em laboratório a presença de células cancerígenas. A partir desse fragmento retirado da mama da paciente, o mastologista analisa o caso de acordo com o tipo de câncer identificado e com seu estágio de progressão.

Muitas vezes o tratamento não inclui procedimentos cirúrgicos, e nesses casos, primeiro diminui-se o tumor para que a cirurgia seja menos radical e invasiva, removendo apenas a parte da mama que já foi comprometida.

 

Médico mastologista realizando análise.

 

Para diagnosticar o câncer de mama o médico mastologista pode analisar a presença de células cancerígenas a partir de uma biopsia.

Quando isso acontece, o mastologista encaminha a paciente a um oncologista para prescrever o melhor tratamento sistêmico dependendo do seu quadro clínico, como a quimioterapia, terapia biológica ou hormonoterapia.

Em outros casos, o ginecologista pode encaminhar a paciente a um oncologista, que encaminhará para um mastologista caso o procedimento inicial já seja o cirúrgico.

Ou seja, na hora de tratar o câncer de mama muitas vezes pode ser necessário a visita aos dois profissionais, e nem sempre apenas o mastologista será o mais indicado para tratar o quadro da paciente. Afinal, existem procedimentos que apenas o oncologista poderá prescrever na hora do tratamento do câncer de mama e vice-versa.

Então em qual dos dois profissionais devo ir?

Depende. O primeiro passo é manter suas visitas ao ginecologista em dia, para evitar quaisquer problemas na mama que você não consiga identificar. Com isso, sempre que surgir algo de diferente em suas mamas, o próprio profissional a encaminhará para um mastologista para investigar o quadro.

 

caso você note algo de errado com as mamas, é importante visitar um mastologista inicialmente
Caso você note algo de errado com as mamas, é importante visitar um mastologista inicialmente.

Porém, caso você tenha histórico familiar de câncer de mama ou esteja com um nódulo na região das axilas e mamas, ou tenha identificado qualquer outro sintoma do câncer de mama durante o autoexame ou no dia a dia, o mais indicado é buscar ajuda direta de um mastologista, que poderá ou não lhe encaminhar para um oncologista, dependendo do seu quadro.

Vale ressaltar que é importante manter sua rotina de mamografias preventivas em dia, especialmente se você tiver mais de 40 anos ou tiver casos de câncer de mama na família.

 

https://www.portaldoagronegocio.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com