Religião
O termo “filhos de Deus” em Gênesis 6.2
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Gênesis 6.1, 2 diz: “Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram”. O termo “filhos de Deus” (benê ’ el?hîm) é empregado no AT para anjos ou homens, verdadeiros crentes, compromissados totalmente com a obra de Deus. Entre as passagens que se referem a anjos como benê ’el?hîm estão Jó 1.6; 2.1; 38.7; Salmos 29.1; 89.6 (89.7 no TM). O TM não contém esta frase em Deuteronômio 32.43, mas um fragmento do hebraico encontrado na caverna quatro de Qumran diz: “Clamai alegremente, ó céus, com ele, e adorai-o, ó filhos de Deus [benê ’el?hîm], e a ele tributai poder, todos vós, filhos do Todo-Poderoso [benê ’?lîm].
Clamai de alegria, ó nações, e a ele tributai poder, todos vós, anjos de Deus [kol-mal akê ’?l]”. Esse texto é consideravelmente maior que o hebraico (TM) nesse versículo, mas pode ser o original. Provavelmente teria sido o texto citado em Hebreus 1.6 — embora Salmos 97.7 também tenha sido a fonte desse versículo. Mas as ocorrências de benê ’el?hîm com referência a homens que têm um relacionamento de aliança com Deus são tão numerosas no AT quanto aquelas que se referem a anjos (cf. Dt 14.1; 32.5; Sl 73.15; Os 1.10 [em TM 2.1 ] — e, cremos, Gn 6.2 também). As razões por que entendemos que Gênesis 6.2 refere-se a membros da família da aliança, descendentes da linhagem de Sete, são muito fortes.
As Escrituras ensinam com clareza que os anjos são espíritos, “espíritos ministradores, enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14). Embora possam de vez em quando aparecer sob forma corpórea semelhante a homens, não têm corpo físico e, por isso, não conseguem manter relações sexuais com mulheres. A especulação rabínica de que Gn 6.2 faz referência a anjos constitui uma curiosa intrusão de superstição pagã sem nenhuma base nas Escrituras. A ideia de seres humanos incomuns dotados de estatura gigantesca (neppilîm, v. 4) terem resultado desses casamentos não se baseia em nenhuma evidência de paternidade angelical.
Não consta que os filhos de Anaque ou Golias e seus irmãos tivessem ligação com os anjos por causa de sua grande estatura; tampouco há razões para supor que os gigantes antediluvianos tinham ascendência angélica. O que Gênesis 6.1, 2, 4 registra é a primeira ocorrência de casamento misto entre crentes e incrédulos e o resultado característico de tais uniões: total falta de testemunho do Senhor e pleno desprezo pelos padrões morais. Em outras palavras, os “filhos de Deus” dessa passagem eram descendentes da linhagem piedosa de Sete. Em vez de permanecer fiéis ao Senhor e leais à sua herança espiritual, permitiram-se ser tentados e seduzidos pela beleza de mulheres ímpias, as “filhas dos homens” — a saber, as seguidoras da tradição e do exemplo de Caim.
O resultado desses casamentos foi a depravação da natureza humana, no tocante às gerações mais jovens, até que as civilizações antediluvianas se afundaram na iniquidade e na perversão. “O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” (v. 5). O resultado inevitável foi o julgamento, a terrível destruição pelo Dilúvio. Talvez fosse necessário aqui um último comentário sobre os anjos. Se admitíssemos que os espíritos conseguem, de alguma forma, manter relações sexuais com seres humanos — e eles não podem — nem assim deveriam enquadrar-se na passagem que estamos estudando.
Caso fossem demônios, isto é, seres decaídos que seguiram Satanás, de modo algum poderiam ser chamados “filhos de Deus”. Os espíritos maus destinados ao inferno jamais são assim designados (“filhos de Deus”) nas Escrituras. Tampouco poderiam ter sido anjos de Deus, visto que estes vivem em obediência total ao Senhor. Não têm outro objetivo ou desejo senão o de fazer a vontade de Deus e glorificar seu nome. Portanto, está fora de cogitação qualquer envolvimento sórdido de anjos, como “filhos de Deus”, com jovens mulheres impiedosas. Portanto, a única explicação viável é a que apresentamos no parágrafo anterior.
Fonte: Enciclopédia de Temas Bíblicos
Respostas às principais dúvidas, dificuldades e “contradições” da bíblia
Gleason Archer
Editora : Vida – pgs: 70-71
Fonte: Universalidade da Biblia