Saúde
O que tomar para acabar com a Dor no estômago
Compartilhe:
Para acabar com a dor de estômago, recomenda-se, à princípio, tomar um anti-ácido, como o hidróxido de alumínio, e evitar alimentos gordurosos e fritos e o refrigerante.
Os medicamentos para diminuir os sintomas não devem ser utilizados por mais de 2 dias, pois podem mascarar os sintomas de uma doença mais grave como a gastrite ou úlcera, por exemplo.
Se a dor de estômago persistir é aconselhada uma consulta com um médico gastroenterologista, pois pode ser necessário realizar uma endoscopia digestiva para verificar a existência de complicações ou não.
1. Remédios caseiros
Tomar pequenos goles de água fria é uma boa forma de ajudar na digestão e parar a dor de estômago em poucos instantes. Tentar descansar durante alguns minutos, evitando fazer esforços e permanecer deitado também é uma boa ajuda. Alguns exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para cessar a queimação no estômago são:
- Tomar o chá de alface
- Ralar uma batata crua, espremer e tomar esse suco puro
- Tomar o suco de couve manteiga batida com maçã, em jejum, mas sempre coado
- Tomar o chá de espinheira-santa
- Tomar o chá de aroeira
2. Remédios de farmácia
Enquanto o indivíduo estiver com dor de estômago, recomenda-se o repouso, beber água em temperatura ambiente aos poucos e tomar chás quase frios, para evitar piorar a inflamação da mucosa gástrica. Se os remédios caseiros não forem suficientes, pode-se tomar algum remédio anti-ácido ou protetor gástrico, como pepsamar ou ranitidina, por exemplo. Caso não haja melhora dos sintomas, deve-se procurar um médico.
Como curar a dor de estômago
A dor de estômago pode ter diversas causas, que podem estar relacionadas com a alimentação e doenças, mas também pode ter causas emocionais, porque o estômago reage sempre quando a pessoa fica irritada, ansiosa ou temerosa.
Assim, de forma geral, para curar a dor de estômago, recomenda-se:
- Não comer frituras, nem comidas gordurosas
- Não beber bebidas alcoólicas
- Não tomar refrigerantes
- Não comer doces
- Não fumar
- Dar preferência ao consumo de alimentos leves, como saladas e legumes crus ou cozidos, carnes magras e beber bastante água
- Evitar o estresse
- Fazer atividade física regularmente
Este novo estilo de vida é mais saudável e diminui a acidez do estômago, que é um dos maiores responsáveis pela úlcera gástrica, já que quando não é devidamente tratada, ela favorece o surgimento do câncer de estômago.
Quando ir ao gastroenterologista
É aconselhado ir ao gastroenterologista quando a pessoa apresenta os seguintes sinais e sintomas:
- Dor de estômago muito forte, que impede de trabalhar;
- Vômitos sempre que se alimenta;
- Vômito com sangue ou verde;
- Estômago inchado, ou barriga estufada;
- Má digestão;
- Arrotos frequentes;
- Emagrecimento sem causa aparente;
- Tontura, desmaio.
Caso a pessoa apresente estes sintomas deve-se ir ao médico, sendo o gastroenterologista o especialista em assuntos de estômago, fígado e hábitos intestinais, por exemplo. médico poderá solicitar exames como a endoscopia digestiva e a pesquisa da bactéria H. Pylori, que é uma das causadoras da úlcera gástrica, que aumenta o risco de câncer de estômago.
Fonte: Tua Saude