Saúde
O que pode significar nível alto ou baixo de TGO e TGP?
Compartilhe:
Níveis altos ou baixos de TGO e TGP podem ter várias causas. Geralmente, as alterações nos níveis de TGO e TGP estão relacionadas às doenças do fígado como hepatite, gordura no fígado e cirrose hepática. Nestes casos, TGO e TGP se encontram bastante altos.
Se somente o nível de TGO está aumentado, pode ser um sinal de lesão no coração como a que ocorre, por exemplo, no Infarto Agudo do Miocárdio.
A TGO baixa é comum em pessoas que fazem diálise renal (tratamento para pacientes com doença renal grave). Enquanto a redução da TGP pode ser um sintoma de infecção urinária.
TGO e TGP altos, o que pode ser?
As principais doenças que causam elevação das duas transaminases (TGO e TGP) são:
- Doença do fígado com necrose (morte de células do fígado),
- Congestão hepática,
- Doenças musculares,
- Infarto agudo do miocárdio,
- Pancreatite aguda,
- Problemas intestinais (cirurgia no intestino ou comprometimento vascular dessa região),
- Radioterapia,
- Derrame cerebral (AVC),
- Anemia hemolítica,
- Queimaduras e
- Eclâmpsia (aumento da pressão arterial da gestante ao final da gestação, com desorientação e confusão mental).
A necrose (morte) de células do fígado pode ocorrer principalmente por: hepatites virais (elevação de TGO e TGP de 20 a 100 vezes), hepatite alcoólica, hepatite medicamentosa (lesão do fígado por drogas e medicamentos, geralmente paracetamol).
Mais raramente, pode-se citar a doença de Wilson (doença hereditária que causa degeneração do fígado), a hemocromatose (doença que provoca acúmulo de ferro no organismo e danifica os órgão, entre eles, o fígado), a deficiência de alfa-1-antitripsina (enzima que em baixas concentrações no sangue danifica o fígado) e a hepatite autoimune.
O aumento discreto dos valores de TGO e TGP, podem significar lesão em outros órgãos que não o fígado, tais como lesões musculares e hipotireoidismo, ou lesões restritas às vias biliares.
TGO e TGP muito elevadas, indicam doença hepática.
TGO e TGP baixos, o que pode ser?
A diminuição de TGO e TGP podem ser causadas por:
- Azotemia (dificuldade do rim em excretar substâncias como ureia e creatinina),
- Diálise renal crônica (tratamento para pacientes com insuficiência renal),
- Infecção do trato urinário e
- Malignidades como, por exemplo, o câncer no fígado.
Além do valor absoluto das transaminases, existem outras formas de avaliar os valores altos ou baixos, que auxiliam o médico a determinar as causas possíveis, e assim buscar o diagnóstico de maneria mais rápida, é a relação de TGO e TGP.
Cabe ao especialista, hepatologista ou gastroenterologista, realizar essa análise.
É importante ressaltar ainda, que é possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é comum em indivíduos com hepatite C crônica, por exemplo. Portanto, na suspeita de doença hepática, mesmo com valores normais de TGO e TGP, o médico deve ser consultado.
O que são TGO e TGP?
A TGO e a TGP são enzimas encontradas no interior de várias células do corpo, com diferentes funções.
TGO é a sigla para transaminase glutâmico-oxalacética, também conhecida como AST (aspartato aminotransferase), enquanto que TGP é a sigla para transaminase glutâmico-pirúvica, também conhecida por ALT (alanina aminotransferase).
A TGO pode ser encontrada no fígado, coração, músculos, pâncreas, rins e glóbulos vermelhos do sangue, enquanto que a TGP está presente quase que exclusivamente nas células do fígado, que atuam no metabolismo de certas proteínas.
Para que serve o exame de TGO e TGP?
As enzimas TGO e TGP são indicadores de doenças no fígado. Por isso, o exame de TGO e TGP serve principalmente para avaliar o funcionamento do fígado.
O exame de TGO e TGP também é usado para detectar lesões no pâncreas, enquanto os valores de TGP auxiliam no diagnóstico de infarto do miocárdio e doenças cardíacas.
Os valores de referência de TGO e TGP variam de acordo com o laboratório, mas, em geral, são os seguintes:
- TGO = 5 a 40 U/L
- TGP = 7 a 56 U/L.
Os resultados do exame de TGO e TGP devem ser avaliados pelo médico que solicitou o exame. Para maiores esclarecimentos, consulte o médico de família ou clínico/a geral.
medicoresponde.com.br