Featured
O que muda na vida dos pais após o nascimento do bebê
Compartilhe:
Durante a gravidez, os pais se preparam para assumir uma nova rotina com o nascimento do bebê. A chegada da criança traz muitas exigências, como tornar a casa segura, comprar utensílios infantis e dormir menos. Mas algumas mudanças não podem ser previstas e surpreendem — principalmente os pais de primeira viagem.
Veja o que irá mudar na sua vida após o nascimento do bebê:
1 – No início, a rotina do bebê será a sua rotina
Nos primeiros meses, sua rotina será construída em cima da rotina do bebê. O recém-nascido, por exemplo, costuma dormir 18 horas por dia em pedacinhos picados. Quando está acordado, precisa ser alimentado, banhado e suas fraldas têm de ser trocadas. Os horários de sono, alimentação e outras atividades dos pais se adaptam a esse cronograma.
2 – Muitas visitas
Se você não gosta de receber visitas em casa, prepare-se, pois nos primeiros meses irá receber muitos visitantes. Familiares e amigos – até os mais distantes – vão dar as caras para conhecer o bebê que acaba de chegar no pedaço.
3 – Caretas bizarras
Sabe aquelas caretas que os pais fazem para divertir o bebê? Você sempre achou isso bobinho demais? Pois se prepare para mudar de opinião e assumir o pateta que existe dentro de você. Dar um sorriso bobo, esticar a língua ou fazer sons engraçados são formas de atrair a atenção da criança e diverti-la.
4 – Você será o juiz do seu filho
Conforme o bebê vai crescendo, ele começa a desafiar os limites estabelecidos pelos pais. A disciplina não é algo fácil de administrar, principalmente quando há mais de uma criança na casa.
5 – Sentir culpa
Você nem sempre vai desfrutar de cada segundo da maternidade/paternidade ou sentir que está dando o melhor de si. É natural querer uma pausa de vez em quando, assim como cometer erros. Tente valorizar todos os seus acertos e não se cobrar demais.
6 – Você ganha um companheiro de banheiro
Quando o bebê começa a usar o banheiro, ele pode ficar interessado em te acompanhar quando for a sua vez. Uma das formas de ensiná-lo a fazer tudo direitinho é deixar que o acompanhe.
7 – Amor como você sentiu antes
Para algumas pessoas, o vínculo afetivo entre os pais e o filho se forma instantaneamente, assim que o bebê nasce. Para outras, demora mais para ser construído. Mas independente do tempo que levar, em certo ponto você vai olhar para o bebê e sentir um amor profundo e incondicional, como nunca sentiu antes.
8 – Seu filho é um investimento
Prepare-se para investir uma considerável quantia de dinheiro na criação do seu filho. Além dos custos com alimentação, vestuário, educação e saúde, imprevistos podem surgir e você irá se se esforçar para atender suas necessidades sempre que possível.
9 – Novas companhias
Pais de primeira viagem entram para um novo “clube” e assumem um novo status social. Por isso, novas relações acabam surgindo. É normal conversar com pais de outras crianças para marcar encontros de brincadeira, fazer amizade com o pediatra e receber sorrisos de estranhos na rua quando se está na companhia do bebê.
10 – Mudanças no relacionamento amoroso
O relacionamento amoroso dos pais que estão juntos após o nascimento do bebê muda. Afinal, há uma terceira pessoa que demanda muita atenção, o que significa menos tempo para ser gasto a dois. Para que o relacionamento continue saudável, é preciso manter o diálogo, dividir bem as tarefas e reservar um tempo de qualidade para o casal.
11 – Deixar ir
Cada conquista do seu filho é uma conquista sua. Mas cada avanço também significa que ele está se tornando mais independente e, no futuro, não irá precisar tanto da sua ajuda. A boa parentalidade prepara a criança para ser segura e confiante e depender o mínimo possível de outra pessoa.