Conectado por

Saúde

O que fazer se esquecer o Anticoncepcional


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem toma a pílula de uso contínuo tem até 3 horas depois do horário habitual para tomar a pílula esquecida, mas quem toma qualquer outro tipo de pílula tem até 12 horas para tomar o comprimido esquecido, sem precisar se preocupar.

O esquecimento do anticoncepcional no dia certo é uma das maiores causas da gravidez indesejada.

Se costuma esquecer de tomar a pílula, é importante considerar a possibilidade de usar outro método contraceptivo. 

Resumo do que fazer se esquecer o Anticoncepcional

Em caso de esquecimento indicamos o que precisa fazer na seguinte tabela:

Até 12h de esquecimento Mais de 12h de esquecimento (1, 2 ou mais)
Pílula de 21 e 24 dias

(Diane 35, Selene, Tamisa 20, Yasmin, Mínima, Mirelle)

Tomar assim que lembrar. Não tem risco de engravidar. – Na 1ª semana: Tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual. Usar camisinha nos próximos 7 dias. Existe risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior.

– Na 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas. Não é preciso usar camisinha e não tem risco de engravidar.

– No final da cartela: Tomar a pílula logo que lembrar e seguir a cartela normalmente, mas emendar com a próxima cartela, logo a seguir, ficando sem menstruar.

Até 3h de esquecimento Mais de 3h de esquecimento (1, 2 ou mais)
Pílula de 28 dias

(Micronor, Adoless e Gestinol)

Tomar assim que lembrar. Não tem risco de engravidar. Tomar assim que lembrar mas usar camisinha nos próximos 7 dias para não engravidar.

O que fazer quando esquecer a 1ª pílula da cartela

  • Quando é preciso começar uma nova cartela, tem até 24 horas para iniciar a cartela sem ter que se preocupar. Não precisa usar camisinha nos próximos dias, mas há risco de engravidar caso tenha tido relação sexual na semana anterior.
  • Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias.
  • Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela. Durante esse período de espera pela menstruação deve usar camisinha.

O que fazer se esquecer 2, 3 ou mais pílulas seguidas

  • Ao esquecer 2 pílulas ou mais da mesma cartela existe o risco de engravidar e por isso deve-se usar a camisinha nos próximos 7 dias, também existe o risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Em todo caso, deve-se continuar as pílulas normalmente até acabar a cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 2ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 3ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela OU continuar com a cartela atual e depois emendar com a cartela seguinte.

Quando tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é uma contracepção de emergência que pode ser usada até 72 horas depois da relação sexual sem camisinha. Entretanto ela não deve ser usada habitualmente porque tem alta concentração hormonal e altera o ciclo menstrual da mulher. Alguns exemplos são: Dia D e Ellaone.

Como saber se fiquei grávida

Caso tenha esquecido de tomar a pílula, dependendo do tempo de esquecimento, da semana e de quantas pílula esqueceu de tomar no mesmo mês, existe o risco de engravidar. Por isso, é indicado tomar a pílula assim que lembrar e seguir as informações indicadas na tabela acima.

No entanto, a única forma de confirmar se está grávida é fazendo um teste de gravidez. O teste de gravidez pode ser feito, no mínimo, 5 semanas depois do dia em que esqueceu de tomar a pílula, porque antes, ainda que esteja grávida o resultado pode ser um falso negativo devido a pequena quantidade de hormônio Beta HCG no xixi. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com