Saúde
O que fazer para aliviar? Sinusite dá tosse? Qual a relação entre elas? O que fazer para aliviar?
Compartilhe:
A sinusite é a inflamação dos seios nasais, como resultado de reações alérgicas, infecções virais ou bacterianas. De modo geral, os sintomas afetam a região ao redor do nariz e rosto, mas também pode acontecer do problema se estender para áreas próximas, afetando também a garganta.
Quando isso acontece, a sinusite dá tosse, principalmente no período da noite. Normalmente, isso não está ligado a um processo inflamatório em si, ocorrendo por conta do gotejamento pós-nasal. Quer entender melhor o que isso significa, por que acontece e como tratar? Então continue lendo!
O que é a sinusite?
Antes de explicar porque a sinusite dá tosse, vamos entender melhor esse problema. A sinusite é uma inflamação que atinge os seios paranasais, que ficam na parte posterior das narinas e se ligam na faringe, próximo à garganta.
Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias, sendo um sintoma ou até uma complicação comum de gripes e resfriados, além de ocorrer de maneira isolada.
A sinusite pode ser aguda, que na maioria das vezes é viral e curada em até 30 dias, ou então é crônica, quando se estende por mais de 90 dias ou acontece de maneira recorrente.
Esse tipo de inflamação crônica é comumente causada por alergias e fatores ambientais, mas também acontece por infecções por bactérias, que costumam ser mais fortes.
Principais sintomas de sinusite
Os sintomas da sinusite costumam ser os mesmos em casos agudos e crônicos. Entre as queixas mais comuns de pessoas com essa inflamação, temos:
- excesso de muco nasal, purulento e tom verde ou amarelo;
- dor de cabeça;
- dor e pressão no rosto, principalmente no maxilar e maçãs do rosto;
- nariz entupido;
- olfato reduzido;
- mau hálito;
- tosse seca ou produtiva, principalmente à noite.
Por que a sinusite dá tosse?
Mas, afinal de contas, se ela afeta os seios nasais, como a sinusite dá tosse? A resposta pode estar no chamado gotejamento pós-nasal, que acontece quando o catarro em excesso escorre pelo duto nasal na parte posterior da garganta, próximo a faringe.
Quando estamos com uma inflamação como a sinusite, principalmente se estiver ligada a um processo infeccioso, é comum acontecer um aumento na produção de secreções nas vias respiratórias, para prender microrganismos que causam doenças, limpar a mucosa e levar células de defesa ao local.
Em alguns casos, mesmo com a coriza, quando o corrimento nasal sai pelas narinas, pode ser que essa secreção chegue até a garganta e fique acumulada, causando certo desconforto. Para lidar com o problema e eliminar o catarro, temos o reflexo de tossir.
Esse problema costuma piorar durante a noite, quando vamos deitar. Com o corpo na horizontal, o catarro espesso não consegue escorrer normalmente para ser absorvido pelo trato digestivo e acaba se acumulando, provocando crises de tosse.
Além da tosse produtiva, a sinusite dá tosse seca também, nesse caso, o mais comum é que a inflamação atinja regiões próximas ou então seja causada por uma alergia, que é caracterizada pela irritação dos tecidos respiratórios.
Quanto tempo dura a tosse da sinusite?
Conforme mencionado, o mais comum é a sinusite dar tosse durante a noite. Ao longo do dia, a posição vertical ajuda a evitar que a secreção fique alojada na garganta, provocando o reflexo involuntário.
Em relação à quanto tempo dura a tosse da sinusite, é possível notar esse sintoma até o final da inflamação, que pode persistir por até 30 ou 90 dias.
Como aliviar a tosse da sinusite?
De modo geral, para aliviar a tosse da sinusite, é recomendado tratar a causa da inflamação e tentar retirar o excesso de secreção acumulada nos seios nasais. Esses cuidados servem tanto para diminuir a pressão no rosto e reduzir a dor quanto ajudar a parar de tossir.
Veja como aliviar a tosse da sinusite, junto dos seus principais sintomas:
1. Inalação de vapor
A drenagem do catarro é importante para ajudar o organismo a eliminar a secreção, junto dos vírus e bactérias que podem estar causando a inflamação. Para diluir o muco e facilitar sua remoção, a inalação de vapor é uma alternativa interessante.
Dessa forma, a pessoa com sinusite pode tomar banhos mornos, colocar uma toalha aquecida e úmida sob o nariz ou então utilizar um aparelho nebulizador. O uso de umidificadores de ambiente também é indicado para reduzir o incômodo e ressecamento das vias respiratórias.
2. Alimentos e bebidas quentes
Preferir alimentos e bebidas quentes pode facilitar a remoção do catarro e aliviar a tosse da sinusite, assim como os demais sintomas da doença. Além de servirem para inalação de vapores, a temperatura morna ajuda a diluir o muco e reduzir o desconforto causado pela inflamação.
3. Ingestão de líquidos
Aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, é importante para qualquer problema respiratório. Na sinusite com tosse não é diferente. Beber bastante água pode manter as mucosas limpas e hidratadas, evitando que elas fiquem ainda mais irritadas e sensíveis.
Esse é um método bastante recomendado quando pesquisamos como aliviar a tosse seca da sinusite alérgica.
4. Lavagem nasal
Eliminar o excesso de catarro assoando o nariz ou fazendo a lavagem nasal com soro fisiológico é uma forma eficiente de aliviar a tosse da sinusite, pois evita que aconteça o gotejamento.
5. Sprays nasais
Os medicamentos para sinusite podem ser encontrados em sprays nasais, que podem servir para eliminar a secreção ou reduzir o inchaço, dependendo da sua composição. Eles também podem atuar para aliviar a dor.
O tratamento da sinusite também pode incluir o uso de antibióticos, no caso de infecções bacterianas, ou analgésicos, para aliviar a dor em infecções virais. Você também pode utilizar um medicamento antigripal com efeito descongestionante para ajudar no alívio da obstrução nasal.
Para ter certeza sobre o diagnóstico e tratamento adequado para cada situação, é recomendado procurar um médico otorrinolaringologista.
E assim vamos finalizar esse post. Nele, podemos perceber que a sinusite dá tosse em alguns casos, sintoma que pode piorar a noite e persistir por toda a duração da inflamação. Para aliviar o desconforto e controlar crises de tosse, as dicas incluem lavagem nasal, inalação de vapor e uso de medicamentos adequados.
https://www.benegrip.com.br