Saúde
O que é Fadiga Muscular e porque ela ocorre
Compartilhe:
A fadiga muscular é muito comum após um esforço físico maior que o normal porque os músculos não estão habituados e ficam cansados rapidamente, mesmo para as atividades simples, como caminhar ou pegar em objetos. Assim, a maior parte das pessoas apenas sente fadiga muscular quando começa a praticar uma nova atividade física.
A diminuição da força e o aumento da fadiga muscular também é uma característica normal do processo de envelhecimento, porque ao longo dos anos os músculos perdem volume tornando-se mais fracos, principalmente se não forem treinados.
Situações que podem causar Fadiga Muscular
Porém, a fadiga muscular também pode indicar problemas de saúde, especialmente quando não é provocado por estas duas principais causas ou quando afeta a qualidade de vida, impedindo as atividades normais. Veja as mais comuns:
1. Falta de minerais
Quando a fadiga muscular aparece muito frequentemente, uma das primeiras causas investigadas é a falra de minerais importantes no organismo, como potássio, magnésio ou cálcio. Estes minerais são essenciais para o trabalho muscular, permitindo contrair e relaxar as fibras musculares. Dessa forma, sempre que estão em falta, os músculos têm maior dificuldade para funcionar, causando mais cansaço.
- O que fazer: é importante aumentar o consumo de alimentos que são ricos em cálcio,potássio e magnésio, mas caso o problema não melhore é recomendado consultar um clínico geral para fazer um exame de sangue e confirmar o diagnóstico, iniciando o uso de suplementos alimentares, se necessário.
2. Anemia
Os músculos também precisam de oxigênio para funcionar corretamente e, por isso, a anemia é outra causa frequente para a fadiga muscular. Isto acontece porque na anemia existe uma diminuição do número de células vermelhas que transportam oxigênio no sangue até aos músculos.
Como a anemia, normalmente, se desenvolve de forma lenta e gradual é possível que alguns sintomas, como fadiga muscular, cansaço e falta de ar surjam mesmo antes de ser feito o diagnóstico.
- O que fazer: se acha que pode estar com anemia deve consultar um clínico geral para fazer um exame de sangue e confirmar o problema. O tratamento geralmente varia de acordo com o tipo de anemia.
3. Diabetes
A diabetes causa um aumento no nível de açúcar no sangue que pode afetar a sensibilidade dos nervos, dessa forma, as fibras musculares que estão ligadas aos nervos afetados irão ficar mais fracas ou deixar de funcionar, reduzindo bastante a força dos músculos.
- O que fazer: este tipo de problema é mais comum em pessoas que têm diabetes mas que não seguem o tratamento. Assim, é recomendado fazer o tratamento corretamente ou consultar o endocrinologista para avaliar se é necessário adequar o tratamento.
4. Problemas cardíacos
Alguns problemas cardíacos, especialmente a insuficiência cardíaca, podem provocar uma diminuição do sangue oxigenado que percorre o corpo, diminuindo também a quantidade de oxigênio que chega aos músculos. Nestes casos, é comum sentir cansaço excessivo, mesmo sem fazer exercício, e sensação de falta de ar frequente.
- O que fazer: quando se desconfia de problemas no coração é recomendado consultar um cardiologista para fazer exames, como o eletrocardiograma, para identificar se o coração está funcionando corretamente.
5. Doenças renais
Quando os rins não estão funcionando normalmente é possível que surja um desequilíbrio na quantidade de minerais no organismo. Assim, se minerais como o cálcio, magnésio ou potássio estiverem em quantidade errada os músculos podem deixar de conseguir trabalhar, provocando uma diminuição acentuada da força e aumento do cansaço geral.
- O que fazer: se existe histórico familiar de doenças renais ou se se desconfiar que esse pode ser o problema é recomendado consultar um nefrologista para identificar se existe alguma doença nos rins e iniciar o tratamento adequado.
Além destas causas existem outras que podem causar fadiga nos músculos, por isso se este sintoma estiver presente por mais de 1 semana e se não tiver iniciado nenhum tipo de atividade física, nem feito nenhum esforço extra, como uma faxina, por exemplo, deve buscar ajuda médica para realizar exames e iniciar o tratamento adequado.