Featured
O que é e como acabar com a retenção de líquidos
Compartilhe:
A retenção de líquidos, ou edema, é quando o corpo fica inchado devido a presença de mais água entre as células do corpo. Isso pode acontecer devido a alimentação, ao ficar muito tempo parado na mesma posição, ao abusar de alimentos ricos em sal e sódio, ou devido a certas doenças.
Normalmente a retenção hídrica não é grave, mas pode ser preciso tomar remédios quando ela é causada por doenças renais ou cardíacas, por exemplo. Nas situações mais simples, ingerir mais água, chás diuréticos e praticar exercícios pode ser suficiente. Tomar remédios diuréticos e recorrer à drenagem linfática também são boas estratégias, para complementar o tratamento.
Como eliminar a retenção de líquidos
Para combater a retenção hídrica é recomendado tomar chás, fazer exercícios, cuidar da alimentação, ter alguns cuidados, e em último caso, o médico pode indicar o uso de remédios diréticos. Saiba mais sobre cada opção.
1. Tomar chás para combater a retenção de líquidos
Para combater o acumulo de líquidos no corpo é recomendado tomar chás com efeito diurético como:
- Cavalinha,
- Hibisco;
- Canela com gengibre;
- Verde;
- Ginkgo biloba;
- Salsinha;
- Centelha asiática;
- Castanha da índia.
Qualquer chá já tem efeito diurético, porque basicamente quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo. No entanto, certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, como acontece com o chá verde, cavalinha, hibisco, gengibre e salsa.
2. Fazer exercícios para combater o inchaço
Praticar exercícios também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido. A contração de grandes grupos musculares como braços, pernas e glúteos força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia, por exemplo.
Alguns exercícios que podem ser indicados são a caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta com uma marcha pesada para haver maior esforço das pernas e saltar corda, por exemplo. Os exercícios localizados, não são tão benéficos quanto estes, mas podem ser uma opção, após cerca de 20 minutos de atividade aeróbica, por exemplo.
3. Seguir as dicas gerais para desinchar
Os cuidados importantes para tratar a retenção de líquidos são:
- Beber água, cerca de 2 litros por dia, ou chá, como o chá de cavalinha,
- Substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha ou orégano, por exemplo. Diminuir a quantidade de sal por dia também é fundamental, por isso, saiba a quantidade de sal que se deve consumir por dia;
- Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, pepino ou tomate;
- Evitar os alimentos como os enlatados, embutidos ou outros que tenham muito sal;
- Evitar ficar muito tempo de pé, sentado ou com pernas cruzadas;
- Ingerir alimentos ricos em água, como rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, melão, abacaxi, maçã ou cenoura;
- Fazer drenagem linfática, que é uma massagem específica para reduzir o excesso de líquido no corpo;
- Comer alimentos como folhas de beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, suco de laranja ou banana porque são alimentos ricos em potássio, que ajuda a diminuir o sal do organismo;
- Colocar as pernas para o alto no final do dia.
4. Fazer drenagem linfática
A drenagem linfática é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo, ela pode ser feita de forma manual, como sendo um tipo de massagem suave e com movimentos bem marcados, para que tenhao efeito esperado, mas também pode ser realizada com equipamentos eletrônicos próprios para drenagem linfática mecânica.
Esses tratamentos podem ser realizados em clínicas de estéticas especializadas, com sessões que variam de 3 à 5 vezes por semana, dependendo da necessidade de cada pessoa. Cada sessão dura cerca de 45 à 60 minutos e logo a seguir a pessoa deve sentir a necessidade de urinar, o que indica que o tratamento teve o efeito esperado.
5. Usar remédios diuréticos
No tratamento para retenção também podem ser usados medicamentos diuréticos, como Furosemida, Hidroclorotiazida ou Aldactone, que só devem ser usados quando prescritos pelo médico. Isso é importante porque existem diferentes tipos de remédios diuréticos que são mais ou menos indicados de acordo com a causa da retenção. Alguns são indicados para o coração, e só podem ser usados por pessoas com problemas cardíacos.
Veja mais dicas para desinchar nesse vídeo:
O que causa retenção de líquidos
As causas da retenção hídrica podem ser:
- Dieta rica em sal e sódio;
- Pouca ingestão de água ou líquidos claros, como chás;
- Gravidez;
- Ficar muito tempo parado na mesma posição, sentado ou de pé;
- Problemas cardíacos;
- Uso de certos medicamentos;
- Falta de atividade física;
- Doença renal;
- Cirrose hepática
- Alterações no funcionamento da tireoide.
A retenção hídrica acontece quando o sangue chega às pernas mas tem dificuldade em retornar para o coração, o resultado é uma grande saída de líquido vindo do sangue para o meio intersticial, que é o espaço entre as células, gerando o edema.
Sintomas de retenção de líquidos
O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés.
Pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Como lidar com a retenção de líquidos na gravidez
O inchaço é normal da gravidez devido as alterações hormonais que acontecem nessa fase, ela pode acontecer em qualquer fase, mas ocorre principalmente no 2ª e no final do 3ª trimestre de gestação, que é quando a mulher se sente mais cansada e tem menos disposição para caminhar ou praticar exercícios físicos.
- O que fazer: Usar meias elásticas nas pernas e pés é uma excelente estratégia, mas ela deve ser calçada antes de se levantar da cama. A grávida também deve reduzir a ingestão de sal e de produtos industrializados, ricos em sódio, e tomar bastante água e chás, como o de salsinha, que também combater a infecção urinária, comum na gravidez. Caminhar de 30 minutos à 1 hora todos os dias e fazer exercícios regularmente.