Religião
O ourives
Compartilhe:
Contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:6-7).
No sentido etimológico da palavra, um ourives é um “ferreiro de ouro”. Ele é o que dá forma ao metal precioso por meio do martelo. Porém, quando falamos da “obra de um ourives”, também evocamos as minúcias, a precisão e a delicadeza. Deus, como um ourives, dá forma aos crentes para que reproduzam mais fielmente a beleza moral de Cristo. Às vezes Ele pode usar o martelo, quer dizer, uma prova (a perda dum emprego, um fracasso, uma enfermidade, uma disputa), mas sempre mede o que faz com amor. Cristãos, nunca pensemos que Deus nos abandona quando permite o sofrimento em nossas vidas. Pelo contrário, pois é precisamente nesses momentos quando experimentaremos todas as Suas compaixões. Nunca se equivoca com a intensidade da provação: “Fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13). Pensemos na paciência de Jó: por meio de terríveis provas aprendeu a conhecer a si mesmo, e acima de tudo, a conhecer melhor a Deus.
“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tiago 5:11).