Conectado por

Porto Velho

Núcleo de Saúde tem média de 1.500 atendimentos por mês em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Ambulatório foi referência no acolhimento a servidores com suspeita de covid-19

Cuidar de quem cuida. Esse é o slogan de atuação do Núcleo de Saúde do Servidor em Porto Velho. Com mais de mil atendimentos por mês, o serviço foi a estratégia encontrada pela Prefeitura para cuidar da saúde dos servidores municipais durante a maior crise sanitária dos últimos tempos.

O projeto de um núcleo de saúde do servidor começou através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Com a chegada da pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) optou pela implantação de um ambulatório exclusivo para atendimento médico aos servidores.

O núcleo funciona, atualmente, na Policlínica Dr. Rafael Vaz e Silva e se converteu como unidade de referência no acolhimento a servidores com suspeita da doença. No local, são oferecidas consultas, exames e testes para a detecção da covid-19.

“A lógica de criação desse núcleo é que a população não podia e não pode ficar sem o atendimento e serviços prestados pelo servidor público. Ao mesmo tempo, temos a obrigação de manter o servidor saudável e garantir o monitoramento dele em prol da saúde pública”, explica Valdir Alves, coordenador do núcleo.

Valdir Alves, coordenador do Núcleo de Saúde do Servidor

Valdir Alves, coordenador do Núcleo de Saúde do Servidor

O servidor Júnior Benites Pereira é professor do ensino fundamental no distrito de Jaci-Paraná e passou pelo seu primeiro atendimento no núcleo. “Como servidores públicos, temos uma rotina de trabalho bem diversificada e que chega a ser incompatível com o horário e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. Ter um setor que prioriza nosso atendimento é confortante”, afirma.

A média mensal é de cerca de 1.500 atendimentos, entre consultas médicas, serviços de enfermagem, aplicação de testes e retornos médicos. No local, o servidor dispõe, ainda, de agendamento com especialistas da rede municipal de saúde.

“Passado o pior momento da pandemia, uma das grandes demandas tem sido o atendimento psicológico. São servidores que viram, de perto, o pior momento da crise sanitária e que perderam colegas de trabalho, mas, diante do serviço essencial, não puderam parar suas atividades”, explica Valdir.

O servidor Júnior Benites é de Jaci-Paraná e passou pelo seu primeiro atendimento

O servidor Júnior Benites é de Jaci-Paraná e passou pelo seu primeiro atendimento

A preocupação com a saúde do servidor não encontra fronteiras. O núcleo já prestou atendimentos em várias partes do município, a exemplo dos distritos de Demarcação e Nova Califórnia, separados por cerca de 500 quilômetros.

“Precisamos cuidar daqueles que cuidam. Por isso, é extremamente importante zelar pela saúde do servidor ao longo de todo o ano”, finaliza o coordenador.

O núcleo de saúde do servidor fica localizado na Policlínica Dr. Rafael Vaz e Silva, situada na rua Jacy-Paraná, n. 1943, bairro Mato Grosso.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com