Nacional
Novo RG: quem precisa emitir e qual é o valor do documento?
Compartilhe:
O novo modelo de RG foi apresentado no final do mês de março de 2022. São diversas as mudanças em relação ao documento, inclusive versões física e digital. O novo RG poderá ser adquirido de maneira gratuita. Dessa forma, veja a seguir quem precisa emitir o documento no Brasil.
O novo formato do RG tem validade por 10 anos para cidadãos que possuem até 60 anos. Dessa maneira, os documentos que não forem adequados, no prazo previsto, perderão o status de documento de identificação. Para quem possui idade superior a 60 anos, a mudança é facultativa.
Novo RG: quais as mudanças e quem precisa tirar?
Entre as principais mudanças do novo documento, podemos citar a unificação por meio do CPF, possibilidade de incluir os números de outros documentos, validade, versão digital e QR Code.
Agora, o RG terá uma versão digital, assim como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (Android e iOS) e Título de Eleitor. O aplicativo poderá ser baixado nos smartphones, fazendo com que o documento seja aceito assim como a versão física. O documento estará disponível mesmo sem conexão com a internet.
A versão em papel será autenticada por um QR Code e, dessa forma, será mais fácil para autoridades ou empresas identificarem a veracidade do documento. Além disso, o RG será unificado com o CPF, dando uma maior segurança ao usuário e evitando fraudes.
No modelo antigo, era possível que o indivíduo acumulasse um RG para cada estado. Já o novo RG permitirá que sejam adicionados os números dos seguintes documentos:
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado militar;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Documento de identidade profissional
- Carteira Nacional de Saúde (CNS);
- Número de Inscrição Social (NIS);
- PIS/Pasep.
Os números serão acrescentados apenas se a pessoa levar o documento original ao local. Por exemplo, para ter o número da CTPS no novo RG, será necessário levar o documento original.
Como adquirir o novo RG?
O documento começou a ser produzido no território brasileiro no mês de março de 2022. Assim, o governo estabeleceu o prazo de um ano, até 06 de março de 2023, para que os estabelecimentos responsáveis possam se adequar ao novo formato de documento.
Para atualizar a sua documentação, será preciso comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.
Concursosnobrasil.com