Conectado por

Agronegócios

Nova Acrópole e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realizam Café Filosófico sobre ‘Arquitetura Sagrada e a busca pelo eterno’


Compartilhe:

Publicado por

em

Evento visa resgatar o valor simbólico das igrejas pelo olhar da filosofia clássica

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o simbolismo e a finalidade da arquitetura sagrada, ou mesmo, saber o significado dos elementos que compõe igrejas e catedrais, a Nova Acrópole Cuiabá realiza o workshop ‘Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno’ – sob a ótica da Filosofia à Maneira Clássica.  O evento, em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, será realizado no Dia Nacional do Patrimônio Histórico Brasileiro, comemorado em 17 de agosto. A entrada é franca!

A programação será dividida em duas partes. Das 14h às 15h30 haverá a palestra do professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Rafael Ferreira, estudioso de simbologia teológica, que ministra aulas nas áreas de simbologia, mitologia, arte e ciência. Na sequência, haverá a oficina prática com o artista plástico Carlos Pina. Os estudantes farão desenhos à mão livre dos símbolos e da estrutura da Igreja do Bom Despacho. A inscrição para oficina será realizada antes da palestra, sendo limitada a 20 pessoas.

A palestra

A Arquitetura Sagrada pretende canalizar as energias de maneira adequada para procurar uma elevação do homem, não apenas situando os templos no melhor lugar, mas utilizando a forma da construção como uma caixa de ressonância para amplificar os sons da alma.

“Os construtores de catedrais não estavam construindo apenas uma edificação e, sim, verdadeiras obras de arte que tinham um sentido religioso, artístico e político. Além disso, essas grandes estruturas serviam para que as pessoas pudessem se inspirar e elevar a consciência. O espaço construído fora nada mais era do que um referencial para nosso próprio templo interior. O que fazia destes espaços sagrados, ferramentas de unificação e construção de uma sociedade”.

Café Filosófico

O encontro “Café Filosófico” acontece no MASMT, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, desde 2015 e é uma ação desenvolvida para a socialização, onde todos podem participar independente de sua bagagem filosófica.  De acordo com a diretora do Museu, Viviene Lozi, o evento visa proporcionar um momento para que a comunidade científica e a sociedade civil possam discutir ideias do universo filosófico, político, social, religioso, cultural, artístico, entre outros temas. 

A diretora ressalta que a retomada do encontro, que consta no plano educativo do programa Museu para Todos, será realizada em parceria com a Escola de Filosofia Nova Acrópoles no dia 17 de agosto, dia Nacional do Patrimônio Histórico Brasileiro. “Esta data é celebrada pelas instituições museológicas, onde reafirmamos o nosso processo de trabalho em prol da preservação e conservação do patrimônio cultural”.

Além da realização do evento, o MASMT dispõe de exposições, visitas mediadas, palestras e oficinas, proporcionando a sociedade uma abordagem dialógica que reafirma o valor inestimável, a importância histórica e cultural, além da durabilidade representativa simbólica/material que o museu tem na nossa região.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com