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No Dia do Publicitário, Centro de Memória Bunge relembra campanhas que marcaram os anos 50 e 70 no Brasil
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Campanhas publicitárias dos lençóis da Fiação Santista, em 1952 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)
Já em 1959, a marca Delícia revolucionou a produção e distribuição de margarina no Brasil, se tornando líder do mercado por muitos anos. As campanhas publicitárias da época apresentaram aos brasileiros a primeira margarina distribuída em caminhões refrigerados. Mais tarde, no início dos anos 1960, a marca lançou a primeira campanha para incentivar o uso de embalagens reaproveitáveis e as primeiras promoções para os consumidores, como viagens para parques infantis e sorteio de casas.
À esquerda, um dos primeiros caminhões refrigerados para o transporte de margarina no Brasil, e à direita, tampas promocionais da margarina Delícia da década de 1960 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)
A Fiação Santista também foi responsável por trazer ao Brasil a famosa calça jeans, lançada pelos astros do cinema americano. Os anúncios publicitários que usavam o personagem dos quadrinhos “O Incrível Huck” fizeram a peça cair no gosto popular, mas logo em seguida, algumas imitações do tecido chegaram ao mercado. Para combater o falso jeans, a marca substituiu “Huck” pelo personagem “Popeye”, também dos quadrinhos, para defender o legítimo jeans.
Campanhas publicitárias para combater a venda do jeans falso na década de 1970 (Crédito: Acervo do Centro de Memória Bunge)
Além de preservar a história da propaganda no Brasil, os mais de 1,5 milhão de fotos, vídeos, documentos do Centro de Memória Bunge recontam não só a evolução da Bunge, que está há mais de 100 anos no Brasil, mas também grande parcela da história da industrialização do país, desde o início do século XX, assim como a história da navegação e do agronegócio brasileiro.
Sobre o Centro de Memória Bunge
O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e desde então é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão.
Para facilitar o acesso ao público e compartilhar com a sociedade o aprendizado construído, o CMB disponibiliza seu acervo online (www.fundacaobunge.org.br/