Conectado por

Medicina

No controle da hipertensão, mulheres aferem a pressão duas vezes mais que os homens, aponta estudo da ImpulsoGov


Compartilhe:

Publicado por

em

Levantamento da ONG mostra panorama sobre os cuidados relacionados à doença no SUS

São Paulo, maio de 2024 – Em 2023, mulheres mediram a pressão arterial no Atenção Primária de Saúde (APS) do SUS duas vezes mais que os homens. É o que constata um estudo da ImpulsoGov, ONG que apoia governos no aprimoramento de serviços de saúde pública,  sobre os cuidados relacionados à hipertensão que utiliza dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

No ano passado, nos 223.144.178 procedimentos de aferição de pressão arterial realizados nas unidades de saúde, mulheres representaram 68% dos pacientes enquanto homens, apenas 32%, ou seja, mais do que o dobro. Esses números ressaltam a maior participação feminina nas ações de prevenção e monitoramento da hipertensão.

Comparando os dados de 2019 a 2023, a ImpulsoGov constatou um aumento significativo nos procedimentos, impulsionado, segundo ela, pela melhoria no registro desses dados e pelo financiamento federal voltado às doenças crônicas não transmissíveis..

O levantamento examinou as consultas relacionadas à hipertensão, diferenciando entre procedimentos eletivos e de urgência. Em 2023, 99% das consultas foram eletivas, com mulheres realizando 66% dos procedimentos eletivos e 64% dos procedimentos de urgência.

A Impulso ainda constatou que o número de atividades coletivas relacionadas à prevenção da hipertensão, que desempenham papel crucial na promoção da saúde, ultrapassou o seu valor anterior à pandemia. Em 2019, foram 1 milhão de atividades, com o total de 18 milhões de participantes. Já em 2023, foram 1,8 milhão  de atividades, com 24 milhões de participantes no total.

Caso de sucesso: Município de Três Marias (MG)

Por meio do projeto Impulso Previne, a ImpulsoGov apoia gratuitamente governos no aprimoramento dos serviços de saúde pública. Três Marias, em Minas Gerais, é um exemplo de sucesso.

Com o apoio do programa desde novembro de 2022, o município melhorou significativamente seus indicadores de desempenho, especialmente no acompanhamento de pessoas com hipertensão, alcançando 66% em 2023, um aumento de 22 pontos percentuais em relação ao período anterior ao apoio.

________________

Sobre a ImpulsoGov

Fundada por João Abreu e Isabel Opice, a ImpulsoGov é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e soluções gratuitas para impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, para que todas as pessoas no Brasil tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ONG transforma dados existentes em informações úteis, permitindo que gestores públicos e outros profissionais de saúde meçam desafios e impactos, identifiquem vulnerabilidades, visualizem cenários e tomem decisões baseadas em evidências para melhorar continuamente as políticas públicas de saúde em seus municípios. A ImpulsoGov já apoiou mais de 100 municípios onde vivem 6 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso a quaisquer serviços de saúde. Saiba mais em: https://www.impulsogov.org/

PRESS MANAGER

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com