Acre
No AC, dono de restaurante doa marmitas para alimentar pessoas carentes: ‘dar comida para quem tem fome’
Compartilhe:
O proprietário de um restaurante em Rio Branco decidiu fazer marmitas com as sobras de comida e deixar disponível na frente do estabelecimento para que pessoas carentes tenham o que comer. José Dias, de 52 anos, conta que já fazia as doações, mas esta semana decidiu colocar uma placa para que mais pessoas soubessem da iniciativa.
“Se você está com fome e não tem como pagar, pegue aqui sua marmita! É grátis para pessoas carentes”, diz a placa no balcão onde a comida fica disponível de segunda à sexta-feira a partir de 13h. O local fica na Estrada da Floresta, no bairro Nova Esperança, em Rio Branco.
O restaurante é um negócio familiar e funciona há cerca de um ano. Dias administra o local, a filha trabalha no atendimento e a mulher é a cozinheira. O proprietário conta que recentemente porções de arroz e até carne começaram a estragar e, por isso, decidiu fazer a doação. Antes, as sobras eram doadas aos familiares.
“Nós não colocamos comida do dia anterior para vender. Aí falei com a minha esposa, pois acho isso um absurdo, pegar a comida e jogar fora com tanta gente passando necessidade. Combinamos de pegar toda a comida que sobrasse e colocar em marmitas para doar. Logicamente que não é comida estragada, é comida boa, mas que não foi vendida naquele dia”, destaca.
Muitas pessoas, segundo Dias, passam no local e ficam com vergonha de pegar uma marmita e até medo de ser uma pegadinha. Porém, ele afirma que, desde a placa, não sobrou comida na bancada onde ficam as refeições.
“No horário de almoço a gente vê as pessoas pegando, às vezes, têm gente que pega duas ou três. Nós colocamos a honestidade das pessoas à prova. Se você só precisa de uma deixa as outras para quem mais precisar. Acontece de tudo, às vezes as pessoas passam, leem e ficam sem acreditar”, relata.
O empresário afirma que o objetivo das doações não é divulgar o restaurante, mas fazer com que cada vez mais pessoas carentes saibam onde encontrar uma refeição.
“Decidimos direcionar essa comida para quem realmente precisa, para quem sente fome. Muitas vezes você conhece uma família que está passando fome e agora pode avisar à essa pessoa que tem um lugar com marmita de graça. Minha intenção não é divulgar o restaurante, é dar comida para quem tem fome”, finaliza.