Rondônia
Nível do rio Madeira ultrapassa os 15 metros em Porto Velho
Compartilhe:
O rio Madeira amanheceu nesta segunda-feira (4) com 15,15 metros em Porto Velho, segundo a Defesa Civil. A prefeitura da capital ainda não decretou cota de alerta.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, a cota de alerta, que é de 14 metros, já foi ultrapassada. Enquanto a divulgação oficial não chega por parte do município, as ações implementadas pela equipe são somente de prevenção.
“Trabalhamos com três pontos. O primeiro é a prevenção, onde alertamos e prestamos apoio a famílias eventualmente atingidas, o segundo é a mitigação (redução de danos) e posteriormente a resposta”, explica o diretor.
Ainda segundo o diretor, um eventual decreto de cota de emergência, que é de 17,5 metros, só pode vir diante da constatação de algum dano material, civil ou ambiental. “O nível por si só não basta para que a prefeitura decrete as cotas”, explica Marcelo.
Com a alta do nível no Rio Madeira, aumenta também a apreensão de famílias que moram próximas a áreas de risco. Segundo a Defesa Civil, até o momento somente uma família precisou ser resgatada no dia 23 de janeiro no ramal Maravilha, que fica na região do médio Madeira.
Casa na região central de Porto Velho ainda registra marca da cheia histórica do Rio Madeira. — Foto: Pedro Bentes/G1
fonte:g1