Acre
Níveis do rio Acre apontam provável grande seca no Amazonas, aponta pesquisador
Compartilhe:
Análise sobre os níveis do rio Acre e seus principais afluentes indicam uma provável grande seca no Amazonas, segundo o pesquisador de recursos hídricos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sérgio Bringel, especialista em Hidrologia. Conforme o pesquisador, os resultados dão uma estimativa de pouca chuva na região do alto rio Acre e consequentemente pouco volume de água no rio Purus, o que afeta também o rio Amazonas.
“Pode ser amenizado com uma maior quantidade de chuvas no rio Purus e alto Amazonas/Solimões. A bacia do rio Negro também faz parte da bacia do rio Amazonas e contribui para uma maior ou menor quantidade no volume de água”, comentou Bringel. Para ele, a bacia ainda tem alteração de maior ou menor quantidade de chuvas na região do alto e médio rio Negro. Entre os dias 8 e 11 de setembro, todos os rios analisados tiveram redução: Aldeia dos Patos, Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Riozinho do Rola e Rio Branco. Apenas Xapuri C. Dolores, Capixaba e Espalha não tiveram medição.
A fonte é a Agência Nacional de Águas (ANA).
Texto copiado de: https://www.portalmarcossantos.com.br/2023/09/11/niveis-do-rio-acre-apontam-provavel-grande-seca-no-amazonas-aponta-pesquisador/
Copyright © Portal Marcos Santos