Conectado por

Agronegócios

Nigéria comercializa primeiro feijão caupi OGM


Compartilhe:

Publicado por

em

O Governo Federal da Nigéria aprovou a comercialização de uma variedade de feijão-caupi biotecnológico resistente a brocas de vagem. Esse desenvolvimento coloca a Nigéria como o primeiro país a comercializar o feijão caupi geneticamente melhorado, segundo o portal AgroPages.

O Comitê Nacional de Nomeação, Registro e Liberação de Variedades Vegetais aprovou o registro e a liberação comercial do feijão-de-corda (PBR) resistente à broca, em uma reunião realizada em 12 de dezembro de 2019. A aprovação é o resultado de mais de dez anos de testes intensivos de feijão-caupi geneticamente modificado (GM) e um avanço na erradicação da broca Maruca vitrata, um inseto que pode causar até 80% de perda de rendimento.

A nova variedade, denominada SAMPEA 20-T, foi desenvolvida por cientistas do Instituto de Pesquisa Agrícola (IAR), Universidade Ahmadu Bello, Zaria, em colaboração com vários parceiros sob a coordenação da Fundação Africana de Tecnologia Agrícola (AATF). De acordo com o pesquisador principal do projeto PBR, Mohammad Ishayaku, o SAMPEA 20-T é de alto rendimento, maturação precoce e também resistente a Striga e Alectra, duas ervas daninhas parasitárias notórias que são um grande constrangimento para a produção de feijão caupi na maioria das áreas produtoras na Nigéria e outras regiões de savana seca.

“O conteúdo de proteínas e nutrientes da variedade SAMPEA 20-T é o mesmo de outras variedades convencionais, o que significa que o gene Bt que foi introduzido na variedade não influencia negativamente a composição nutricional dos grãos e das forragens”, afirma.

AGROLINK

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com