Religião
Nicodemus lamenta suicídio de pastores: “Não conseguem suportar o fardo”
Compartilhe:
O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, da Igreja Presbiteriana de Recife (PE), escreveu suas considerações a respeito do número cada vez maior de casos onde pastores tiraram a própria vida.
O religioso afirma que não é válido fazer avaliações simplistas desses casos, dizendo que a questão é “inquietante”, pois o que se espera dos pastores e pregadores é que eles “saibam onde encontrar esperança em situações que favorecem o desespero”.
Listando quatro fatores, o reverendo presbiteriano comentou que todos estão sujeitos a terem momentos de sofrimento e dor e que é preciso ser sensível à do próximo, incluindo a dos pastores. Ele afirmou também que diante da pressão, muitos pastores não se sentem seguros de compartilhar suas dores.
“É fato que os pastores necessitam aprender a expressar suas angústias e buscar ajuda para suas lutas pessoais”, pondera.
O último ponto apresentado pelo reverendo, é que os casos de suicídio de pastores não deveriam ser divulgados. “Deve-se ponderar que as divulgações de casos de suicídio na mídia social nem sempre trazem o resultado esperado de remediar esse fenômeno trágico”.