Mato Grosso
“Neri Gueller terá que construir candidatura ao senado num amplo arco de alianças”, diz Blairo Maggi
Compartilhe:
O sojicultor e pecuarista Neri Gueller (PP) foi eleito deputado federal em 2018 com 73.072 mil. Foi menos votado que Emanuelzinho, José Medeiros e Nelson Barbudo.
Mesmo sendo bem articulado, próximo do presidente Jair Bolsonaro e afinadíssimo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Neri sabe que sua reeleição pelo PP é praticamente impossível.
A razão é simples: o partido não tem nomes para montar uma chapa com condições de eleger ao menos um candidato, no caso, ele próprio. Para conquistar uma cadeira na Câmara, o partido precisa atingir o quociente eleitoral, que em 2022 deve se superar a casa de 180 mil votos.
Tanto Neri Gueller sabe disso que já conversou com o senador Carlos Fávaro e estuda trocar o PP pelo PSD, com direito a grana dos Fundos Partidário e Eleitoral.
Nesta quinta-feira, o ex-governador, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu a cúpula do PP para discutir e estabelecer estratégias para as eleições do próximo ano. Nossa reportagem apurou que a pretensa candidatura ao senado de Neri Gueller ainda se encontra na fase embrionária.
À nossa reportagem, o secretário-geral do PP, Euzébio Diniz, afirmou que a candidatura ao senado de Gueller foi objeto de discussão. “Discutimos sim a candidatura do deputado federal Neri Gueller ao Senado, como discutimos a formação das chapas de estadual e federal. Não só discutimos, como montamos a estratégia do fortalecimento deste projeto, dentro e fora do partido”, afirmou Diniz.
Indagado, o deputado Paulo Araújo declarou que Neri é o candidato prioritário do PP ao senado.
Ele avaliou ainda que o partido deve eleger de 2 a 3 deputados estadual e um federal.
Entramos em contato com o ex-ministro Blairo Maggi para saber se de fato houve batida de martelo sobre a suposta candidatura Gueller ao senado. Econômico nas palavras, Maggi respondeu: “a reunião foi para alinhar as coisas. Neri pretende disputar, terá que construir isso num amplo arco de alianças. O PP deseja”, resumiu o ex-governador.
https://www.abroncapopular.com.br/