Rondônia
Nas redes sociais, governador de RO diz que fará um novo pedido de análise da vacina Sputniv V à Anvisa
Compartilhe:
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negar o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (Sem partido), usou as redes sociais para comentar sobre a decisão e disse que fará um novo pedido de análise ao órgão.
Em março, Marcos Rocha anunciou a compra de mais de 1 milhão de doses da vacina para o estado. Na época, o governador disse que a intenção é imunizar os maiores de 18 anos ainda no primeiro semestre de 2021.
Eficácia da vacina Sputnik V
A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para a Covid-19, teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.
A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.
Na segunda-feira (26), a Anvisa apontou que não recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e não conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada.
Vacinação em Rondônia
Até terça-feira (27), apenas 9,87% da população do estado já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid. O estado é um dos últimos no ranking de vacinação nacional, abaixo apenas do Tocantins e do Amapá (ambos com 9,67% da população vacinada).
De acordo com o Painel Covid, do governo do estado, 177.295 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina em Rondônia e apenas 60.836 tomaram a segunda dose do imunizante.
Idosos, profissionais da saúde, indígenas e profissionais de segurança estão entre o público já imunizado.