Porto Velho
Na Secretária Municipal de Saúde de Porto Velho-RO, Ada Dantas verifica os medicamentos que estão disponíveis
Compartilhe:
Nesta tarde (15), estive no almoxarifado da Semusa- Secretária Municipal de Saúde de Porto Velho-RO, para verificar os medicamentos que estão disponíveis para o tratamento do COVID-19 e também para outras doenças. As notícias não são boas!
Segundo a diretora do DARF- Departamento de Assistência Farmacêutica, Marília Guedes, as empresas que deveriam entregar as medicações, como por exemplo, a “Azitromicina”, que é a medicação mais indicada para o tratamento do COVID-19, não entregaram e o que tinha no estoque já acabou. Quanto à “Invermectina”, a SEMUSA está aguardando a entrega, porém até o momento também sem sucesso.
Solicitei informações quanto a um possível convênio com as Farmácias de Manipulação de Porto Velho, para atender a demanda, a diretora Marília afirmou que essa semana estará formulando pedidos à SEMUSA para essa contratação emergencial, que poderá incluir a compra de Azitromicina, entre outros que sejam destinados para o tratamento.
O governo do estado forneceu 11 mil tabletes de “Cloroquina” ao município, porém essa medicação já havia disponível no estoque do município de Porto Velho, e quando recrutada pelo médico está sendo distribuída.
A diretora afirmou que existe no estoque uma medicação chamada “Claritromicina”, que pode ser prescrita no lugar da Azitromicina, mas a maioria dos médicos têm receio de prescrever por não ter um protocolo específico para o tratamento.
Estamos cobrando agilidade nos trabalhados, para que a população não continue prejudicada!
Vereadora Ada Dantas Boabaid