Cuiabá-MT
Museus guardam e retratam a história de Mato Grosso
Compartilhe:
Em 08 de abril de 2019, Cuiabá irá completar 300 anos. Boa parte dessa história encontra-se guardada em museus localizados na cidade. Exemplo disso é o Museu Histórico de Mato Grosso, instalado em um prédio datado de 1987. O lugar possui um acervo permanente de moveis, objetos decorativos e fotografias pertencentes aos antigos governantes da capital.
Imponente o prédio do Palácio da Instrução, tombado como patrimônio do Estado em 1983, foi edificado em pedra canga e cristal nos alicerces e paredes de adobe e sua construção é típica da época de estilo neoclássico. Hoje, abriga exposições de artes e também a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.
Já quem visita a Casa Dom Aquino tem a oportunidade de conhecer uma exposição dividida em arqueologia e paleontologia, além de outras ações que se estendem no entorno da casa, construída com alicerce de tijolinho maciço e paredes de adobe.
O recém-reformado e localizado no Centro Histórico, o Museu da Imagem e do Som (MISC) abriga em seu acervo documentos fotográficos e sonoros que retratam a cidade em seu cotidiano desde 1910.
Não menos importante o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) foi fundado em 10 de março de 1980 e situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.
Também fechado para visitação, o MASMT reúne diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa.
Localizada nos fundos do prédio da Prefeitura de Cuiabá, a Residência dos Governadores também é considerada um espaço importante. Sua edificação foi elaborada pelo arquiteto Humberto Kaulino e seguiu o estilo usado no Rio de Janeiro na década de 1930, neocolonial norte-americano. O espaço está fechado para visitação. (JD).