Agronegócios
Município “zera” custos com energia com produção de biogás
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/07/267b00b3bdd44b1581c3eb4225b51d1c_858x483.jpg)
O município de Entre Rios do Oeste, no Paraná, poderá zerar os custos com energia elétrica graças à produção de biogás oriundo da suinocultura. Uma Minicentral Termelétrica de Biogás será inaugurada na cidade, nesta terça-feira (23), em evento que contará com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O projeto que promete “zerar” a conta de luz de 72 unidades consumidoras da prefeitura de Entre Rios do Oeste é resultado da chamada pública realizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com investimentos da Copel Geração e Transmissão (CGT).
Além da geração de energia, este modelo de negócios traz renda extra a 18 suinocultores do município e confere solução de saneamento ambientalmente amigável com produção de energia limpa.
O Parque Tecnológico Itaipu – PTI e o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis), participaram diretamente do projeto. Desde a modelagem de negócios até a execução das atividades de engenharia. Dessa forma, é uma tecnologia nacional, totalmente adaptável para qualquer região do país.