Quando pensamos em queda de cabelo, a primeira imagem que muitas vezes vem à mente é a de um homem propício à calvície. Raramente pensamos em uma mulher que está sofrendo silenciosamente enquanto observa seu cabelo cair a cada passagem da escova. Normalmente, em ambos os casos, a perda de cabelo pode causar problemas incalculáveis de autoestima.
Todavia, há boas notícias para mulheres que estejam enfrentando a queda de cabelo. Hoje, existem ferramentas de diagnóstico, direções de tratamento e outros métodos eficazes para evitar o problema.
O QUE CAUSA PERDA DE CABELO NAS MULHERES?
O Dr. Rodrigo Honorato, cirurgião com mais de uma década de atuação e especialista em transplante capilar inovou ao unir técnicas diferentes, sobretudo, por tratar calvícies mais complexas, áreas doadoras difíceis e correção de cirurgias, explica que o stress causado pelo período desencadeia mudanças hormonais que podem culminar em problemas capilares, como a alopécia areata. “A falta de atividades física, noites mal dormidas, também desregulam alguns hormônios que, por sua vez, reduz a defesa do sistema imune”, completa.
As mulheres perdem cabelo de maneira diferente dos homens. Em geral, o sexo feminino sofre de queda de cabelo difusa, em comparação com a queda de cabelo característica frontal e coroa nos homens.
Algumas das causas médicas reversíveis da queda de cabelo feminina incluem desequilíbrio do hormônio tireoidiano, anemia, baixos níveis de vitamina D, alterações hormonais pós-parto e menopausa. A síndrome do ovário policístico (SOP) tem sido relacionada à perda de cabelo feminina. Medicamentos como anticoncepcionais, anti-hipertensivos, esteróides e antidepressivos têm sido associados à queda de cabelo. Outros fatores do dia a dia, como o estresse físico, psicológico e emocional significativo também podem resultar na queda de cabelo.
Na meia-idade, aproximadamente 40% das mulheres apresentam sinais de queda de cabelo de padrão masculino (alopecia androgênica). Isso geralmente é devastador! Extensões de cabelo podem ser usadas para camuflar o quão fino o cabelo de uma mulher está ficando. No entanto, a tração no cabelo fraco geralmente leva a mais queda de cabelo, tornando a situação ainda pior.Quando pensamos em queda de cabelo, a primeira imagem que muitas vezes vem à mente é a de um homem propício à calvície. Raramente pensamos em uma mulher que está sofrendo silenciosamente enquanto observa seu cabelo cair a cada passagem da escova. Normalmente, em ambos os casos, a perda de cabelo pode causar problemas incalculáveis de autoestima.
Todavia, há boas notícias para mulheres que estejam enfrentando a queda de cabelo. Hoje, existem ferramentas de diagnóstico para direcionar as direções de tratamento e outros métodos eficazes para evitar o problema.