AL/MT
MT-Vereadores e deputados vão mediar acordo para reduzir restrições ao comércio
Compartilhe:
A Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) e o Sindicato dos Empregados em Bares e Restaurantes da Região Sul (Sindebares/Sul MT) encaminharam ontem (08) um ofício pedindo a intervenção da Câmara Municipal para alterar as restrições impostas ao comércio na cidade. O documento foi entregue numa reunião com a participação de representantes do setor, vereadores e também da deputada estadual Janaína Riva (MDB).
O documento deverá ser lido na sessão ordinária que acontece hoje à tarde. Basicamente é solicitado a autorização para que os estabelecimentos comerciais funcionem até as 22 horas de segunda a sábado, até as 15hs ao domingos e sejam liberados nos feriados – inclusive no Dia dos Namorados, celebrado no próximo sábado. O setor pede também que o toque de recolher seja limitado ao período das 23h às 04 horas da manhã.
Além da discussão na Câmara Municipal, ficou acertada a realização de uma nova videoconferência nesta quarta-feira com a participação de vereadores, deputados estaduais, do senador Wellington Fagundes (PL) e do prefeito José Carlos do Pátio (SD), que está em Brasília.
“Foi uma reunião muito produtiva e estou bastante otimista. A união com a ACIR dá força ao nosso movimento e todos nós – empresários, promotores de eventos, músicos e trabalhadores noturnos – estamos ansiosos pelo atendimento dessas reivindicações”, disse a presidente do Sindebares/Sul MT, Neth Moura.
A deputada Janaína Riva, que participou por videoconferência, disse que levará o assunto à Assembleia Legislativa e demonstrou preocupação com a situação.
“A quantidade de bares e restaurantes que estão fechando as portas e o número de desempregados no setor tem trazido espanto para todos nós. Precisamos assegurar que as empresas tenham no mínimo condições de subsistência, para pagar os funcionários e os custos fixos. E funcionando só até as 20 horas isso é impossível”, ponderou Janaína.
A parlamentar se comprometeu a buscar o apoio dos colegas e sugeriu que as negociações sejam feitas de forma pacífica, com base nos argumentos.
Agoramt.com.br