Mato Grosso
MT: Seduc nega surto de Covid em escolas e cita curva descendente
Compartilhe:
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, negou que haja qualquer tipo de surto de casos de Covid-19 nas escolas desde a retomada das aulas no sistema híbrido – presencial e online.
Desde o retormo, na primeira semana de agosto, a Seduc confirmou mais de 260 casos da doença nas escolas, entre profissionais e alunos.
A curva de notificações, porém, é descendente, conforme Porto. Na segunda-feira (30), por exemplo, a Pasta contabilizou seis casos em unidades de ensino do Estado.
“Não existe surto. O que acontecem são um ou dois casos em uma mesma unidade”, afirmou.
Não existe surto. O que acontecem são um ou dois casos em uma mesma unidade
Na primeira semana, a Seduc relatou 105 casos de Covid-19 entre professores e estudantes, mas Porto alegou que não há como saber se a contaminação ocorreu no espaço escolar.
“Porque não tinha completado o ciclo do vírus, de 14 dias. Então, possivelmente, esses casos foram contraídos fora do ambiente escolar”, disse.
“Depois, esses casos foram diminuindo. Na semana seguinte, tivemos 78 casos. E na semana passada, tivemos 72 casos confirmados. Então, a gente percebe que essa curva vem diminuindo e [os casos ocorrem] em escolas diferentes”, completou.
Para o secretário, não há que se falar em aumento no número de casos de Covid-19 relacionados ao retorno das atividades escolares.
“Às vezes, a gente escuta algumas pessoas falando que os casos de Covid iam aumentar. Essas mesmas pessoas são aquelas que diziam que o Estado ia fechar 300 escolas. É uma mentira”, disse em referência a um episódio de 2020.
“O retorno às atividades é feito em segurança, com o cumprimento de todos os protocolos de segurança. Nossas escolas têm dado um excelente exemplo no retorno das atividades”, defendeu.
Vacinação
De acordo com Porto, todos os profissionais da rede estadual de educação já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, conforme informações repassadas pelos 141 municípios.
A expectativa é de que o ciclo de imunização desses servidores seja completado neste mês.
“A gente espera, até o dia 15 de setembro, vacinar todos os profissionais da Educação em segunda dose”, disse.
Midianews.com.br