Mato Grosso
MT registra 174 casos confirmados da Covid-19 em 22 municípios
Compartilhe:
Mato Grosso tem 174 casos confirmados da Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados neste domingo (19). Nas últimas 24 horas, surgiram três novas confirmações nos municípios de Cuiabá (1), Várzea Grande (1) e Cáceres (1).
O novo coronavírus já atinge 22 municípios do estado. Cinco óbitos em decorrência do vírus foram registrados.
Os casos confirmados estão em:
- Cuiabá (92)
- Rondonópolis (24)
- Sinop (13)
- Várzea Grande (9)
- Tangará da Serra (5)
- São José dos Quatro Marcos (4)
- Primavera do Leste (4)
- Cáceres (4)
- Aripuanã (2)
- União do Sul (1)
- Pontes e Lacerda (1)
- Nova Mutum (1)
- Nova Monte Verde (1)
- Mirassol D’Oeste (1)
- Lucas do Rio Verde (1)
- Lambari D’Oeste (1)
- Ipiranga do Norte (1)
- Conquista D’oeste (1)
- Canarana (1)
- Campo Novo do Parecis (1)
- Barra do Garças (1)
- Alta Floresta (1)
- Residentes de outros Estados (4)
De acordo com a SES-MT, dos 174 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 79 estão em isolamento domiciliar, 79 estão recuperados e 11 estão hospitalizados – sendo oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermaria.
Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 60% dos diagnosticados são do sexo feminino e 40% masculino. Além disso, 96 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos.
Os dados apontam ainda que um total de 1.487 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 23 amostras em análise laboratorial.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
G1