Segundo o secretário, são 263 casos notificado de síndrome respiratória aguda grave em todo estado e a novidade é que um desses casos, um já se recuperou totalmente e não sente mais os sintomas do Covid-19.
Mesmo sem casos de óbito, o secretário pede que todos de Mato Grosso continuem a se cuidar, fazendo higienização com água e sabão e quando possível com álcool gel.
A partir de hoje, a Secretaria de Saúde passará a emitir boletins apenas de casos com problemas graves de respiração, conforme pedido do Ministério da Saúde. “Com base nas diretrizes dos Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso passa a emitir boletim de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza. Casos hospitalizados de SRAG são monitorados de forma diária em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19”, afirma o secretário.
O novo relatório da Secretaria de Saúde também informa onde estão internados os pacientes com novo coronavírus. Cuiabá, por ser a maior cidade do estado, aparece com o maior número de pessoas infectadas, sendo 18 infectados. Outros quatro estão em Rondonópolis, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde.
No período de 20 a 30 de março, o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) analisou 352 amostras para SARS-CoV-2; destes, 346 testes apresentaram resultado negativo através da metodologia de RT-PCR.
Gilberto ainda afirma por último que todo paciente que for diagnosticado com coronavírus ficará em isolamento. “Seja qual for o hospital, privado ou público, o paciente será isolado”, comentou.