Mato Grosso
MT Hemocentro celebra Dia Mundial de Doação de Sangue com homenagens a voluntários
Compartilhe:
Crédito – Lucas Cavalcante
Doador de sangue há 25 anos, o servidor público do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Marcelo Augusto, de 61 anos, afirmou que a solidariedade é uma virtude necessária a todas as pessoas.
“Estou muito feliz em estar aqui prestando minha colaboração. É gratificante ter a oportunidade de ajudar quem precisa. Aproveito para pedir para aqueles que já são doadores ou que pretendem ser para que compareçam ao MT Hemocentro, porque fazer o bem faz bem pra gente também”, comentou.
Feliz em fazer parte da história de centenas de pessoas que já ajudou a salvar ao longo de 10 anos como doador de sangue, o comerciante Pedro Paulo da Silva, de 61 anos, contou que se sente leve e grato após cada doação que faz. “O beneficiado sou eu também ao doar com amor e de coração. A gente sai daqui leve e agradecido, sabendo que doou o tempo em prol do próximo voluntariamente, sem saber a quem”, disse.
O síndico Ageu da Silva, de 54 anos, e o motorista da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Antônio Francisco, de 44, classificam a doação como privilegio. “Sabemos que uma doação salva até quatro vidas e é uma honra poder contribuir”, destacou Antônio.
Durante a manhã desta quarta-feira, os doadores voluntários foram homenageados com a entrega de brindes, bolos de pote, e puderam apreciar a apresentação da banda musical do Corpo de Bombeiros.
“Os doadores merecem as mais lindas homenagens, pois são pessoas fundamentais para nossa missão de salvar vidas. Com esse singelo gesto, nós externamos nosso agradecimento a todos eles”, disse a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade também fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.