Justiça
MP denuncia empresários presos em condomínio de luxo por integrar organização criminosa
Compartilhe:
O Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MPMS) ofereceu denúncia contra o casal de empresários Victor Augusto Saldanha Birtche e Flávia de Martin Teles Birtche, que foram detidos no último dia 8 de agosto no Condomínio Alphaville, em Cuiabá, durante Operação “Grão de Ouro”. Os dois irão responder pelo crime de integrar organização criminosa e de falsificação de papéis públicos.
A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul e os mandados foram cumpridos em Mato Grosso pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO). Ao Olhar Jurídico o MPMS confirmou que já foi oferecida denúncia contra Flávia e Victor Birtche, que responderão pelos crimes de integrar organização criminosa e de falsificação de papéis públicos.
O advogado Valber Melo, que faz a defesa dos dois afirmou que o casal ainda não foi notificado formalmente. Ele afirmou que só irá se manifestar nos autos, após a citação deles acerca da denúncia.
Operação Grão de Ouro
A operação cumpriu 32 mandados de prisão preventiva e 104 mandados de busca e apreensão nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.
Victor Augusto continua preso em Cuiabá e Flávia permanece em prisão domiciliar, após pedido, pelo fato de ter três filhos menores. O prejuízo mínimo do esquema de sonegação foi avaliado em R$ 44 milhões.