Acre
MP-AC segue investigando supostas irregularidades na contratação de agentes penitenciários
Compartilhe:
O Ministério Público do Acre (MP-AC) vai investigar possíveis ilegalidades no processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria de Gestão Administrativa do Acre (SGA) para contratação de agentes penitenciários temporários para Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
O G1 entrou em contato com a secretária de Gestão Administrativa do Acre, Sawana Carvalho, mas não obteve resposta até esta publicação. A reportagem também não conseguiu falar com o diretor do ISE, Antônio Azevedo.
A portaria que instaura o inquérito civil foi assinada pelo promotor Marco Aurélio Ribeiro e publicada no Diário Eletrônico do MP-AC desta quarta-feira (20). Um procedimento preparatório para investigar o caso tinha sido instaurado em setembro do ano passado.
Conforme o órgão, devem ser colhidas todas as provas como depoimentos, certidões, relatórios e documentos.
O procedimento preparatório instaurado anteriormente foi assinado pelo promotor Adenilson de Souza. A portaria dizia que uma denúncia relatava que vários candidatos apresentaram documentação falsa. Os documentos eram referentes a certificados de cursos na área de segurança.
Inicialmente, o MP-AC destacou que, caso as supostas irregularidades fossem comprovadas, uma ação competente ou medida administrativa seriam movidas. E, caso a denúncia não fosse comprovada, o procedimento seria arquivado.
No caso, o procedimento acabou gerando o inquérito civil, que vai seguir com a investigação da denúncia.