Entretenimento
Móveis multifuncionais: 9 opções para apartamentos pequenos
Compartilhe:
Foto: Mandril Arquitetura e Design
Apartamentos de até 40 metros quadrados vêm ganhando cada vez mais popularidade. Os chamados compactos são unidades construídas em condomínios em bairros de regiões centrais ou de alto custo, geralmente com metragem acima de R$ 12 mil.
Com facilidade de pagamento, opções diversificadas de financiamento e valor relativamente mais baixo justamente por serem menores, apartamentos do tipo são muito comuns sobretudo nas grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.
Com isso, o interesse por decoração de espaços pequenos também vem crescendo. Casas e apartamentos com metragem limitada devem ser muito bem planejados, a fim de aproveitar os ambientes o máximo possível, mas sem deixar os aspectos estéticos de lado.
Neste sentido, começar com os móveis é uma boa estratégia para montar a decoração. Algumas peças são indispensáveis para qualquer lugar e ainda têm diferenciais que são pensados exclusivamente para a composição de ambientes pequenos.
1 – Nichos e prateleiras
Nichos e prateleiras são os melhores amigos de pessoas que moram em casas e apartamentos pequenos.
Com a falta de espaço para guardar objetos, sejam eles quais forem, as paredes são grandes aliadas para organizar o lar e ainda deixar o visual esteticamente agradável.
Prateleiras e nichos podem ser colocados em todos os cômodos da casa – sala, quarto, cozinha, banheiro, área de serviço… –, com modelos variados o suficiente para compor decorações criativas e que sejam a cara do dono.
Com uma boa pesquisa, é possível encontrar móveis com design e itens que sejam de boa qualidade e que caibam até mesmo nos orçamentos mais apertados.
2 – Móveis verticais
Móveis verticais também são ótimas opções para otimizar o espaço. Ao invés de seguirem os formatos clássicos na horizontal, eles perdem vários centímetros nos lados e ganham na altura.
Encontrar opções de móveis verticais em lojas especializadas é bem fácil, principalmente estantes. Ao posicionar uma peça como essa no canto da sala, por exemplo, você tem onde guardar seus objetos, mas sem abrir mão de muito espaço.
Quanto mais alto for o móvel, mais armazenamento você ganha.
3 – Móveis com espaço pet
Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha um bichinho de estimação. Pessoas que moram em espaços menores, no entanto, têm que pensar em maneiras inteligentes para acomodar seu pet de maneira confortável dentro de casa, especialmente em apartamentos.
Uma boa dica é investir em móveis com espaço pet, que nada mais é do que uma caminha acoplada à base. As opções mais comuns são mesas de cabeceira, racks e aparadores.
Com um móvel do tipo, o bichinho já tem o seu próprio espaço para dormir, o que evita que a cama fique jogada pela casa.
Vale lembrar que móveis com espaço pet geralmente são feitos para animais de pequeno e médio porte. Confira as medidas da mobília e do seu animal de estimação antes de fechar a compra.
4 – Móveis abertos
Móveis abertos são aqueles sem portas ou gavetas, deixando uma espécie de espaço vazio.
Além de economizar espaço, isso também ajuda a deixar o ambiente menos carregado. Para locais pequenos, vale encontrar peças de mobília que tragam a impressão de leveza e que evitem a poluição visual.
5 – Móveis retráteis
Os móveis retráteis são capazes de expandir seu tamanho para ganhar mais espaço ou novas funções, mas são projetados de modo que se fechem em sua própria estrutura e caibam em lugares mais compactos.
É o caso de camas, sofás, cômodas, sapateiras, mesas, armários, etc. Por ser menor, esse tipo de mobília costuma ter preços bastante interessantes, o que também ajuda a economizar na hora de montar e decorar a casa.
6 – Luminária de parede
Ao invés de colocar uma mesinha do lado da cama para apoiar a sua luz de leitura, que tal salvar esse espaço e investir em uma luminária de parede?
Esse modelo é pequeno e prático, permitindo que sua instalação seja realizada em qualquer lugar de maneira simples e rápida. Ao prender a luminária na parede com a ajuda de um parafuso, basta plugar na tomada e pronto.
Ótimo para o quarto, sala, cozinha e qualquer outro cômodo da casa.
7 – Painel de madeira
Mais uma vez, as paredes são as grandes aliadas dos ambientes pequenos e servem para otimizar o espaço.
Ao fixar um painel de madeira com ganchos na parede, o local ganha uma superfície para pendurar objetos. Pode ser usado em qualquer cômodo, mas se mostra particularmente interessante na cozinha.
Dependendo dos itens e de sua organização, é possível criar uma decoração bastante charmosa sem fazer muito esforço.
8 – Puffs
Os puffs são bonitos, confortáveis e práticos. Além de ocuparem pouco espaço, podem ser levados de um ambiente para o outro com muita facilidade.
Também podem ser guardados em lugares estratégicos, como debaixo da mesa ou de algum móvel. Desta forma, ficam em seu devido lugar, mantendo a organização da casa, até que alguém precise de um assento extra.
9 – Cadeiras empilháveis
Se você é do tipo de pessoa que adora receber visitas, mas mora em um local pequeno, talvez seja a hora de considerar as cadeiras empilháveis.
Como ocupam pouco espaço para guardar, essas cadeiras podem ser armazenadas fora da cozinha ou da sala de jantar, como na varanda ou na área de serviço. Desta forma, tudo fica em seu devido lugar e a circulação não é prejudicada.
Assessoria