Entretenimento
Morre Rubens Ewald Filho aos 74 anos
Compartilhe:
O crítico de cinema Rubens Ewald Filho, 74 anos, morreu nesta quarta-feira (19/06/2019). Ele estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, após cair em uma escada rolante. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do jornalista.
Rubens Ewald Filho é um dos mais conhecidos críticos de cinema do Brasil, sendo lembrando pelas recorrentes participações nas transmissões de cerimônia do Oscar. Ele também atuava na curadoria de importantes festivais de cinema, como o de Gramado.
Rubens Ewald Filho estava internado em estado grave desde 23 de maio. O crítico, uma das mais tradicionais figuras brasileiros nas transmissões do Oscar, desmaiou e caiu em uma escada rolante. A queda foi causada por uma arritmia cardíaca.
Trajetória
Rubens Ewald Filho nasceu em Santos e se tornou o mais conhecido crítico de cinema do Brasil – principalmente por conta de sua atuação nas transmissões da cerimônia do Oscar.
O jornalista iniciou a carreira no jornal A Tribuna, em Santos. Depois, ele passou pelas redações do Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e Veja. Fora do papel de crítico, atuou em filmes, como As Gatinhas (1970).
Também assinou telenovelas, como Éramos Seis (1977), Gina (1978), Drácula, Uma História de Amor (1980). Trabalhou no SBT, na Globo, na TNT, na Record e na Band.
Polêmica
Em 2018, Rubens Ewald Filho fez um comentário transfóbico durante a transmissão do Oscar. Quando a atriz transexual Daniela Vega subiu ao palco junto à equipe do longa Uma Mulher Fantástica para receber a estatueta de melhor filme estrangeiro, o crítico disse, ao vivo: “Essa moça, na verdade, é um rapaz”.
O comentário problemático causou comoção nas redes sociais e gerou uma resposta da emissora, a TNT.
“A direção da TNT já conversou com o comentarista Rubens Ewald Filho para evitar que episódios como os comentários feitos durante a transmissão do Oscar no último domingo se repitam, e decidirá nas, próximas semanas, o futuro de sua participação nas transmissões e conteúdos digitais da marca”, informou a emissora, em nota.