fatalidade
Morre na Bahia Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos
Compartilhe:
Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, morreu nesta quinta-feira (27), aos 93 anos, em Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. A religiosa estava internada no Hospital INCAR desde o dia 14 de dezembro, quando teve uma infecção.
O óbito foi confirmado ao ‘G1’ pela unidade de saúde e pela companheira de Mãe Stella, a filha de santo, psicóloga e escritora Graziela Dhomini.
Mãe Stella nasceu em 2 de maio de 1925, em Salvador. A iniciação religiosa dela deu-se aos 13 anos, quando foi levada pela tia que a criava para o terreiro de mãe Aninha. Um ano depois, foi iniciada no candomblé.
A religiosa formou-se enfermeira, profissão que atuou por 30 anos. Em 1976, aos 51 anos, Mãe Stella foi escolhida pelos orixás para ser a nova líder do terreiro de São Gonçalo do Retiro.
Em 1999, a ialorixá conseguiu que o terreiro fosse tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ter recebido vários reconhecimentos, como título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia.
Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé. Em 2013, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia. A religiosa também participava de conferências e dava palestras. No Ilê Axé Opô Afonjá, montou o primeiro museu aberto em uma casa de candomblé, onde podem ser vistas as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás.