Conectado por

Amazonas

Morre criança de dois anos diagnosticada com meningoencefalite viral em Manaus


Compartilhe:

Publicado por

em

Criança de 2 anos e 8 meses foi internada dia 28 de agosto na Fundação de Medicina Tropical, em Manaus. Em Manacapuru, os médicos atestaram infecção urinária.

Após 10 dias internada, a bebê de 2 anos e 8 meses, diagnosticada com meningite viral, morreu na tarde desta sexta-feira (7), em Manaus. A informação foi confirmada pela família da criança. A criança veio do município de Manacapuru, a 68 km de Manaus, com febre alta, vômito e convulsões. Após ser internada na Fundação de Medicina Tropical (FMT), na Zona Centro-Oeste de Manaus, fela recebeu o diagnóstico de meningoencefalite viral.

A morte foi confirmada por volta das 13h. “Acabei de saber, estamos muito triste. Estamos falando com a assistente social para saber os procedimentos e levar o corpo para Manacapuru”, disse a tia Vanderlaine Magalhães, profundamente emocionada.

A peregrinação da família com a bebê iniciou na segunda quinzena de agosto. Com febre alta e vômito ela foi levada ao Hospital Geral de Manacapuru por três vezes. O médico que a atendeu diagnosticou infecção urinária, receitou remédio e mandou a criança para casa.

Somente após sofrer duas convulsões ela foi transferida para Manaus. A bebê primeiro foi internada no Hospital da Criança, na Zona Leste e, após terceira convulsão, foi encaminhada no dia 28 de agosto para a Unidade de Tratamento Intensivo da Fundação de Medicina Tropical. Lá, ela ficou internada em coma induzido por dez dias e morreu.

Durante a tratamento da criança em Manaus, a mãe e a tida tiveram que dormir na recepção da unidade de saúde, uma vez que a prefeitura do município não disponibilizou passagem de volta ou mesmo hospedagem na capital. A denuncia foi feita em reportagem da Rede Amazônica dia 30 de agosto.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) comentou o caso. Confira a íntegra

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT HVD) informa que a paciente foi internada no dia 28 de agosto, em estado grave, sendo encaminhada direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A paciente foi diagnosticada com meningoencefalite viral, inflamação provocada por um vírus, que atingiu o cérebro e áreas periféricas, entre elas as meninges (membranas que revestem o sistema nervoso central).

Durante este período, a paciente de 2 anos e 8 meses foi submetida ao protocolo exigido para o caso, com cuidados de UTI (com suporte de vida, suporte respiratório), uso de droga antiviral e antibióticos.

No final da manhã desta sexta-feira (7/9), por volta das 12h, a paciente teve uma parada cardiorrespiratória. Após meia hora de manobras de reanimação sem sucesso, foi confirmado o óbito.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com