Mato Grosso
Ministério enviará carreta com 5 mil m³ de oxigênio a MT por semana
Compartilhe:
O Ministério da Saúde articula um plano emergencial para não deixar Mato Grosso desabastecido durante os momentos críticos da pandemia, e enviará semanalmente 5 mil m³ de oxigênio ao estado. Até a próxima semana já devem chegar cerca de 10 mil m³, como primeiro abastecimento. O envio acontece após articulação do Governo de Mato Grosso.
“A carreta sairá de Minas Gerais e passará por Mato Grosso, Rondônia até o Acre, deixando uma carga de oxigênio em cada parada e, a cada semana, serão destinados em torno de 5 mil metros cúbicos para Mato Grosso. Acreditamos que essa logística resolve o problema de abastecimento de oxigênio no Estado, principalmente na região de Sinop”, explicou o diretor de Logística do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes.
Ainda conforme o Governo Federal, “o plano está concebido para funcionar de maneira ininterrupta (sem término previsto), sendo alterado de acordo com a evolução do consumo, para mais ou para menos, até que, passada a crise, o consumo volte a níveis normais”.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério, o pedido do Governo foi feito após mudança do local de envio do insumo pela principal produtora de oxigênio do país, o que prejudicou a logística até a região Norte do Estado.
“Assim que recebemos a informação do problema de abastecimento de oxigênio aos hospitais municipais, entramos em contato com o Ministério para que a situação fosse contornada, pois era necessária uma logística central”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Além do insumo, o Estado também enfrenta dificuldades em relação à quantidade de cilindros para utilização medicinal do oxigênio. No último domingo (25.03), 340 cilindros foram enviados pelo Ministério a Sinop.
O Governo também coordena ação para que empresas privadas doem cilindros de oxigênio para que possam ser utilizados nas unidades de saúde. Nessa semana, 200 cilindros já foram doados.
Olhardireto