Minicursos abrem programação do Zootec 2019 nesta terça (13) – Jornal O NORTÃO
Conectado por

Educação

Minicursos abrem programação do Zootec 2019 nesta terça (13)


Compartilhe:

Publicado por

em

A cidade de Uberaba/MG sediará, entre os dias 13 e 16 de agosto, a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec). Estão inscritas mais de mil pessoas. No primeiro dia do evento, acontecem os minicursos das raças bovinas, dentre elas a raça leiteira Girolando e a de corte Senepol. Serão três horas de aulas práticas no Parque Fernando Costa enfocando o padrão racial e as principais características de cada raça.

O minicurso de “Avaliação Morfológica de Girolando” será ministrado pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Edivaldo Júnior, Gustavo Gonçalves, Limírio Bizinotto e o superintendente Técnico da entidade, Leandro Paiva. “A raça Girolando é a que mais cresce na produção de sêmen no Brasil, com quase 700 mil doses vendidas em 2018. Outro dado importante a ser ressaltado é o crescente aumento na produção de leite das vacas Girolando. Nos últimos 18 anos, a média de lactação da raça em até 305 dias no ano aumentou 52%, sendo atualmente de 5.475 kg”, informa Leandro Paiva. A raça é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Já o minicurso de “Avaliação Morfológica de Senepol” será ministrado pelo superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Celso Menezes. “Em qualquer condição de manejo, o Senepol se adapta facilmente, e por esta característica é que vem sendo muito utilizado em programas de cruzamento industrial. São animais produtivos e longevos”, destaca Menezes. O Senepol é a única raça taurina a participar do Zootec 2019.

Palestras sobre genoma- No dia 15, no período da manhã, o Zootec 2019 terá um painel sobre melhoramento genético.  O professor da UNESP Araçatuba e membro do Conselho Deliberativo Técnico da raça Senepol, José Fernando Garcia, abre a série de palestras, a partir das 8h10. Ele falará sobre “A genômica impulsionando o melhoramento genético”. “Esta é uma ferramenta de seleção que permite gerar um ‘raio-X genético’ de cada animal com muita precisão. Como uma raça composta, o Senepol deve se beneficiar em múltiplos aspectos pelo uso da genômica em suas ações de Melhoramento Genético”, assegura o professor da UNESP.

O uso da genômica no gado leiteiro será abordado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva. Das 11h40 às 12h, ele ministrará a palestra “Projeto Genoma: os avanços genéticos da Raça Girolando”. “A genômica torna a seleção do rebanho muito mais precisa, evitando gastos com a recria de animais de baixo valor genético, pois a ferramenta pode identificar os melhores exemplares logo após o nascimento dos bezerros”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com