Aripuanã
Mineradora NEXA retoma atividades em Aripuanã após acordo com a justiça
Compartilhe:
No inicio desta semana o Ministério Público da União (MPU) pediu a suspensão das atividades da NEXA, no município de Aripuanã, diante da possibilidade de disseminação generalizada do Covid-19, coronavírus. (Leia aqui a decisão).
Em audiência de reconciliação realizada na sexta-feira (10/04), sob a direção do Juiz do Trabalho de Juína, Dr. Adriano Romero da Silva, com representantes da NEXA e terceirizadas, o magistrado autorizou a retomada dos trabalhos da mineradora no município.
No entanto, determinou a tomada de ações de prevenção nas empresas, para promover a segurança dos trabalhadores e colaboradores do empreendimento, medidas essas que serão fiscalizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, de Aripuanã.
Segundo determinação do Juiz Dr. Adriano, as empresas devem continuar com todos os protocolos de enfrentamento ao Covid-19, tanto os oriundos dos Governos Federal e Estadual, quanto municipal.
Além disso, a NEXA se compromete em colocar todos os eventuais novos empregados que vieram de outros Estados da Federação (com ou sem casos da doença confimados) em quarentena de 14 dias, mesmo que não apresentem sintomas.
A empresa e colaboradores também tiveram que se comprometer em colocar em isolamento, em quarto individual, qualquer colaborador que venha a ter o resultado positivo para Covid-19.
As medidas de limpeza das dependências do empreendimento, assim como dos quartos, cômodos, corredores, móveis, etc., devem ser intensificados, inclusive com a troca de roupas de cama e toalha, pelo menos duas vezes na semana.
Por fim, o magistrado também determina que a empresa procure manter os funcionários e colaboradores com uma distância mínima de um metro e meio.
A Construcap CCPS Engenharia e Comércio, deve fornecer ainda 10 mil litros de álcool, na sua forma líquida, e/ou em gel, à Secretária de Saúde do Município de Aripuanã.
FONTE: Repórter em Ação