Porto Velho
MENINGITE: Semusa inicia aplicação de nova vacina em crianças de 11 e 12 anos
Compartilhe:
A meningocócica ACWY está disponível em todas as unidades básicas de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou a aplicação da vacina ACWY em crianças de 11 e 12 anos, para proteção contra a meningite. A vacina meningocócica conjugada quadrivalente foi incorporada ao esquema de vacinação do SUS esse ano e está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho.
A vacina meningo ACWY protege contra a meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Antes, a imunização era disponibilizada apenas em clínicas particulares, porém, devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país, agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.
A Semusa já disponibiliza em toda sua rede a vacina contra a meningite do tipo C, indicada para crianças menores de cinco anos. Quem já recebeu esta vacina também pode ser vacinado com a meningocócica ACWY, respeitando intervalo mínimo de um mês após a última dose.
Os pais ou responsáveis podem levar as crianças em qualquer unidade básica de saúde, das 8h às 17h30, portando cartão de vacina, cartão do SUS e um documento pessoal.
O que é meningite?
Uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
FONTE: ASSESSORIA