Cuiabá-MT
Mendes notifica TCE e MPE sobre bloqueio de UTIs no antigo PS pela Prefeitura de Cuiabá
Compartilhe:
Secretaria de Estado de Saúde notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público Estadual e Federal sobre o bloqueio de 38 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19, no antigo Pronto Socorro Municipal da Capital.
O hospital conta com 95 leitos de UTI pactuados, mas apenas 57 vagas estão disponíveis para a regulação – sendo que 56 já estavam ocupadas nesta última quarta-feira (24).
O fato leva ao descumprimento do Plano de Contingência Municipal e Estadual e do Termo de Compromisso Emergencial, firmado junto ao Tribunal de Contas.
Dos 38 leitos indisponíveis, 23 estão na ala adulto e 15 na ala pediátrica. Conforme o relatório da supervisão, o bloqueio se dá por falta de medicamentos e falta de médico cirurgião pediátrico.
O bloqueio impacta diretamente na taxa de ocupação hospitalar das UTIs pactuadas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
Nesta quarta-feira (24), foi registrada a ocupação de 81,44% dos leitos para adultos, mas no dia anterior era de 72,85%.
Também é importante ressaltar que os leitos de enfermaria do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá registram 26% de ocupação, enquanto as enfermarias dos Hospitais Metropolitano e Santa Casa registram 81% e 58% respectivamente.
O bom da notícia