Mato Grosso
Mendes: “Mudança foi necessária e ajuda a oxigenar a Seduc”
Compartilhe:
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a troca de comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá “oxigenar” a Pasta e tentar melhorar os índices do ensino em Mato Grosso.
A afirmação foi feita durante a posse de Alan Porto à frente da Secretaria, na manhã desta terça-feira (3), no posto que até então era ocupado por Marioneide Kliemaschewsk.
Mendes disse que é “muito criterioso” para escolher gestores e fazer alterações, mas que “algumas mudanças são necessárias dentro de uma estratégia”.
“Nós vamos implementar, oxigenar com o Alan, um processo de gestão muito mais focado, mais orientado para a área pedagógica e de infraestrutura”, afirmou.
“É uma mudança natural que eu acredito que vai agregar valor à Educação”, acrescentou.
Nós vamos implementar, oxigenar com o Alan, um processo de gestão muito mais focado, mais orientado para a área pedagógica e de infraestrutura
O democrata ainda criticou o resultado de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que hoje tem a 23ª pior nota –, afirmando que não pode ser atribuído aos dois últimos anos de sua gestão.
“Não é algo que foi construído nos últimos dois anos. Algo está errado na educação pública de Mato Grosso há muitos anos. E está aí o resultado: um Estado tão rico com uma educação tão pobre”, disse.
“Não pode ficar assim, nós temos que mudar isso e vamos mudar. Às vezes, uma mudança na equipe cria condições, oxigena, cria uma nova perspectiva, em termos de gestão para implementar o resultado que nós sonhamos”, completou.
Avaliação
Mendes negou que a mudança no secretariado tenha sido resultado de alguma insatisfação com a gestão de Marioneide e elogiou o trabalho realizado por ela à frente da Seduc, desde a época de transição do governo, quando da saída de Pedro Taques (SD) do Executivo.
Conforme o governador, a secretária conseguiu reorganizar as finanças da Pasta.
Mayke Toscano/Secom-MT
O novo secretário de Estado de Educação, Alan Porto
“Ela pegou essa secretaria ainda da administração anterior, numa situação extremamente difícil, com a Seduc com pouca credibilidade, que vinha de alguns escândalos que aconteceram em licitações. A situação econômica do Governo era muito ruim e ela enfrentou essa transição de uma forma gigante”, relembrou.
De acordo com o chefe do Executivo, Marioneide agora irá assumir outras funções dentro do Governo e Alan terá a missão de melhorar a qualidade do ensino dentro da sala de aula.
“O Alan entra como um gestor com a missão de criar um processo disruptivo, de trazer novas tecnologias, de trazer material pedagógico de ponta e a tecnologia embarcada para dentro da sala de aula, de aprender com os Estados brasileiros que deram certo e trazer tudo isso para dentro de Mato Grosso, para dentro da sala de aula, fazendo um benchmarking na educação”, afirmou.
Midia News