Cuiabá-MT
Mendes: ministro garante que MT terá respaldo para licitar ferrovia
Compartilhe:
O ministro chefe da Casa Civil Ciro Nogueira garantiu ao governador Mauro Mendes (DEM) que o Governo Federal não colocará empecilhos na construção da ferrovia estadual planejada pelo Estado. Os trilhos vão ligar os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e a Cuiabá.
A promessa foi feita durante reunião nesta terça-feira (17), em Brasília. Também estiveram presentes os senadores Jayme Campos (DEM), Carlos Fávaro (PSD) e Wellington Fagundes (PR).
O ministro Ciro garantiu a mim e aos senadores presentes que caso venha sair essa medida, nós não teríamos problemas com aquilo que já está em curso no Estado de Mato Grosso
Havia uma preocupação de que a União pudesse barrar, por meio de uma Medida Provisória, o processo de concessão do modal.
“O ministro Ciro garantiu a mim e aos senadores presentes que caso venha sair essa Medida Provisória, nós não teríamos problemas com aquilo que já está em curso no Estado de Mato Grosso”, afirmou o governador.
“Portanto, segurança jurídica total. Está garantido o processo que vai levar, se Deus quiser, agora no mês de setembro, a assinatura da ferrovia que vai ligar Cuiabá e o Médio Norte”, acrescentou Mendes.
Com investimento total de R$ 12 milhões, a previsão é de que a ferrovia seja concluída em sete anos, com início das obras previsto para até seis meses após a licença ambiental de instalação.
A concessão será para 45 anos de operação, prorrogáveis por igual período.
Na reunião, Mendes disse que ressaltou a importância do projeto para a economia mato-grossense, afirmando não se tratar de um benefício exclusivo para o agronegócio.
Midianews.com.br