Mato Grosso
Médicos de hospital em MT enviam carta a instituições para cobrar salários atrasados
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/10/hospmun.jpg)
Os médicos do hospital municipal de Jaciara, a 143 km de Cuiabá, enviaram uma carta, datada dessa quarta-feira (10), à prefeitura do município e a várias instituições, alegando falta de pagamento de salários há três meses. No comunicado, eles também reclamam da falta de insumos e de medicamentos na unidade.
O prefeito do município, Abduljabar Galvin Mohammad (PDB), afirmou que os salários estão atrasados desde o dia 10 de agosto, mas que os pagamentos foram feitos nessa quarta-feira (10) e caiu na conta nesta quinta-feira (11).
“Estamos fazendo de tudo para que o hospital continue em funcionamento. Os salários dos médicos são altos e estamos com o recebimento dos repasses do governo do estado em atraso. O estado deve mais de R$ 2 milhões para o município”, disse.
No documento, os profissionais ressaltaram que mais de 50 cirurgias eletivas foram realizadas neste ano e que eles não receberam por isso.
“Trata-se, agora, de um ato de defesa aos pacientes, médicos e outros servidores da saúde municipal, que vêm sendo tratados de forma desrespeitosa pela municipalidade”, diz trecho.
Os médicos pedem que os pagamentos sejam realizados na data acordada, conforme o contrato e que o município regularize o estoque de medicamentos fármacos, insumos e equipamentos adequados para a realização de exames laboratoriais.
“Não está sendo requerido aumento salarial, mas tão somente a regularização dos salários atrasados, bem como o pagamento em dia dos mesmos, tanto que, no início da atual gestão, ficou acordado, entre os médicos e a administração municipal, redução salarial temporária em mais de 20% como forma de viabilizar ao município realizar o pagamento sem atrasos”, diz outro trecho do documento.
Na carta, os médicos relataram que o acordo na redução temporária dos salários foi registrado em ata. No entanto, o acordo não foi cumprido.