Featured
Mato Grosso é 11º em ranking de Competitividade dos Estados que é liderado por São Paulo
Compartilhe:
Estado de Mato Grosso ficou na 11ª posição e marcou 52,3 pontos na avaliação geral da 7ª Edição do Ranking de Competitividade dos Estados divulgado nesta sexta (14) na sede da B3 – Brasil Bolsa Balcão, em São Paulo (SP). Em Potencial de Mercado, o Estado ocupa a 7ª posição.
O índice varia de 0 (menor competitividade) a 100 (mais competitivo) e faz vários recortes por segmento de serviços públicos oferecidos e as respectivas entregas dos mesmos.
Em Solidez Fiscal e Segurança Pública, o Estado está na 14ª colocação e em Capital Humano e Infraestrutura, em 15º. Na Educação, Mato Grosso ocupa a 12ª posição.
São Paulo, com 89,1 pontos, é o vencedor no ranking criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com revista britânica The Economist Brasil e Tendências Consultoria Integrada.
O projeto premia as boas práticas inovadoras de gestão pública e níveis de entrega de serviços públicos. São Paulo ganhou nove posições no pilar solidez fiscal e ficou em primeiro lugar também em educação, inovação, infraestrutura e segurança pública.
“É notório o avanço de São Paulo no pilar segurança pública em relação aos demais Estados, principalmente na redução de homicídios”, disse o sócio e coordenador da Área de Análise Setorial e Inteligência de Mercado da Tendências Consultoria Integrada, Adriano Pitoli. São Paulo também ficou em segundo lugar em ambiente de mercado.
Santa Catarina (76,6 pontos) ficou com a segunda colocação, seguida do Distrito Federal (73,6), Paraná (69,08), Rio Grande do Sul (60,04) e Minas Gerais (60,1), seis estados que ficaram acima dos 60 pontos na avaliação.
Rio de Janeiro está na 13ª posição do ranking que tem o Acre na última colocação entre os 27 Estados. (Colaborou Francisco Carlos de Assis).