Diversão
Mar, deserto, vulcões e dinossauros: a história de Chapada
Compartilhe:
Cidade turística mais conhecida de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães já foi mar, deserto e região vulcânica, além de ter sido habitada por uma espécie de dinossauro que só viveu ali.
Todas essas riquezas históricas, construídas durante centenas de milhões de anos, ficaram registradas, por exemplo, nas rochas presentes na cachoeira Véu de Noiva, no mirante e nos famosos paredões.
Essas rochas que estão em Chapada foram formadas no fundo do oceano, que depois virou uma cordilheira, parecida com o Himalaia
Para além desses lugares mais conhecidos, o chamado geopatrimônio, que engloba os minerais, as rochas, os fósseis e formas de relevo, pode ser encontrado em 28 pontos turísticos de Chapada. Por isso, foi sancionada uma lei que imputou à cidade o título de “Capital Estadual da Geodiversidade”.
Em razão disso, os geólogos e professores da Faculdade de Engenharia de Minas da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Caiubi Kuhn e Flávia Santos, decidiram coordenar pesquisas em diversas áreas de Chapada para contar a história de transformação que a região foi submetida ao longo do tempo.
https://www.midianews.com.br/cotidiano