Saúde
Maquiagem no Carnaval: Pinturas na pele podem causar sérias alergias
Compartilhe:
Com a chegada do carnaval, os brilhos e cores vibrantes vão estampar no rosto de muitos foliões. Em diversas cores, a alegria vai vibrar pelos rostos nas avenidas, ruas e salões. Mas os dermatologistas alertam: cuidado com as tintas usadas! Elas podem causar dermatites de contato, alergias na pele até choque anafilático.
Existem muitas maquiagens que não têm procedência e podem causar as chamadas dermatites de contato. As “tintas piratas” são as mais perigosas. Elas contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas. Se a pessoa for alérgica a alguma destas substâncias, como o látex, por exemplo, ao passar a tinta sobre a pele é capaz de desencadear até um choque anafilático.
Para pintar o rosto existem várias tintas e maquiagens especiais, destinadas para esta finalidade, geralmente feitas com água e glicerina e que saem facilmente com sabonete. A dica é sempre verificar se o produto é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) com mais de 20 anos de experiência. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em plástica facial.
Site: www.marcocassol.com.br
FONTE: ASSESSORIA