Saúde
Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer
Compartilhe:
A manchas vermelhas na pele, quando não são acompanhadas de nenhum outro sintoma, são normais. Podem surgir principalmente devido à picada de insetos ou serem marcas de nascença. No entanto, quando as manchas aparecem no corpo todo ou há o aparecimento de algum sintoma como dor, coceira intensa, febre ou dor de cabeça, é importante ir ao médico, pois pode ser sinal de alguma doença mais grave, como o lúpus, por exemplo.
É importante sempre estar sempre atento ao corpo, observando novas manchas, cicatrizes ou descamação que possam surgir, devendo sempre ir ao dermatologista quando for notada alguma alteração.
As principais causas de manchas vermelhas na perna são:
1. Picada de insetos
As manchas que surgem por causa da picada de insetos geralmente são mais elevadas e tendem a coçar. Essa é a causa mais comum de aparecimento de manchas na perna, pelo fato de ser a região do corpo de mais fácil acesso para os insetos, como formigas e mosquitos.
O que fazer: É importante evitar coçar, pois pode expor a pele a possíveis infecções e é recomendado o uso de repelentes e hidratantes para aliviar a vontade de coçar.
2. Alergia
A alergia é a segunda causa mais comum de aparecimento de manchas na perna e são vermelhas ou brancas, coçam muito e podem se encher de líquido. Normalmente acontece pelo contato com plantas, pêlos de animais ou até mesmo alergia ao tecido ou amaciante que é usado para lavar as roupas.
O que fazer: O ideal é identificar a causa da alergia para que se possa evitar o contato. Além disso, pode ser utilizado um medicamento anti-alérgico, como a Loratadina ou Polaramine, para alívio dos sintomas. Veja quais são outros remédios para alergia.
3. Eczema
O eczema se manifesta como manchas não só na perna, mas em todo o corpo, que provocam muita coceira e que podem ficar inchadas. É resultado de contato com algum objeto ou substância que cause alergia, como tecido sintético, por exemplo.
O que fazer: É recomendado ir ao dermatologista para que se possa iniciar o tratamento adequado, já que o eczema não tem cura e sim controle de acordo com as orientações médicas. O tratamento mais indicado geralmente é o uso de remédios anti-alérgicos, cremes ou pomadas, como a hidrocortisona, e o uso de antibiótico para prevenir possíveis infecções.
4. Medicamentos
Alguns medicamentos, como o cetoprofeno e a glicosamina, podem causar o aparecimento de manchas vermelhas na perna e na pele como um todo. Além disso pode haver dor de garganta, calafrio, febre e sangue na urina.
O que fazer: É importante comunicar rapidamente o médico sobre a ocorrência da reação para que o medicamento seja suspenso e um outro tipo de tratamento possa ser iniciado.
5. Queratose
A queratose acontece quando há excesso de produção de queratina na pele que evolui com lesões avermelhadas com um aspecto de espinha que podem aparecer tanto na perna quanto no resto do corpo. É mais comum de acontecer em pessoas que têm pele seca e naquelas que têm doenças alérgicas, como asma ou rinite.
O que fazer: É recomendado ir ao dermatologista para que possa ser iniciado o melhor tratamento. Normalmente a queratose é tratada com o uso de cremes como o Epydermy ou o Vitacid.
6. Micose
A micose é uma doença causada por fungos que pode se manifestar a partir do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Essas manchas geralmente são grandes, coçam, podem descamar e ter aspecto bolhoso.
O que fazer: O tratamento para micose é normalmente feito com o uso de antifúngicos, como o cetoconazol ou fluconazol, receitado pelo médico.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao dermatologista ou ao clínico geral quando além das manchas vermelhas na perna surgirem outros sintomas, como:
- Manchas vermelhas por todo o corpo;
- Dor e irritação;
- Dor de cabeça;
- Coceira intensa;
- Febre;
- Náusea;
- Sangramentos.
O aparecimento desses sintomas pode indicar uma doença mais grave como a rubéola ou o lúpus, por isso que é importante ir ao médico logo no surgimento dos primeiros sintomas.