Mato Grosso
Mais de 50 mil eleitores podem ter títulos cancelados em Mato Grosso
Compartilhe:
Em Mato Grosso, 50.304 eleitores não votaram nas três últimas eleições. Eles têm até o dia 6 de maio deste ano, para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação, caso contrário, terão o título cancelado.
Desde quarta-feira (20), os cartórios eleitorais disponibilizam relatórios contendo os números dos títulos passíveis de cancelamento, com os respectivos nomes dos titulares.
O eleitor recebe o registro de ausência às urnas quando não votou e nem justificou a ausência ao pleito (regular ou suplementar). Cada turno é considerado uma eleição. Para regularizar é necessário procurar a Justiça Eleitoral portando um documento oficial de identificação e se possuir, o título eleitoral e comprovantes de votação e/ou de justificativa.
O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia a critério do Juiz Eleitoral. O cidadão que, por motivo de força maior, não possuir condições financeiras para quitar o débito, pode solicitar ao juiz eleitoral a dispensa do recolhimento.
A Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado a situação até o dia 6 de maio. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.
Panorama
Em Rondonópolis, 5313 eleitores não compareceram às urnas nos últimos três pleitos. Após está Primavera do Leste com 3.062 eleitores e Tangará da Serra com 2.192. Já em Cuiabá e Várzea Grande estão sujeitos ao cancelamento, respectivamente, 1.462 e 754 eleitores.
Alerta para fraude
Importante ressaltar que a Justiça Eleitoral não comunica o cancelamento por e-mail.
Os eleitores devem redobrar os cuidados ao receber mensagens nesse sentido.